Estudo britânico descobriu que tomar um banho quente queima tantas calorias quanto meia hora de caminhada. Será?

Será que um bom banho quente pode queimar calorias?

Stael Ferreira Pedrosa

Pesquisadores da Universidade de Loughborough, do Reino Unido, mediram a perda de calorias e os picos de açúcar no sangue dos participantes em um banho quente e fazendo exercícios. Segundo a pesquisa, um banho quente queima a mesma quantidade de calorias que meia hora de caminhada.

Além disso, os pesquisadores afirmam que o banho quente não apenas queima calorias, mas reduz a inflamação crônica e reduz os picos de açúcar no sangue que acontecem após as refeições.

É simplesmente uma notícia boa demais para ser verdade e certamente fez muita gente pular de alegria dentro da banheira. Mas, será que o banho quente é tudo isso mesmo? Mais ou menos.

Segundo Jennifer Wider, em um artigo do Women’s health, existe um novo conjunto de pesquisas chamado de “aquecimento passivo” – sistema de aquecimento corporal através de meios externos como massagens, ondas curtas, sacos quentes, vapor e banho quente. O objetivo desse sistema é aprimorar o desempenho físico de atletas que têm melhor resultado quando a temperatura do corpo está mais alta sem desgaste com mais exercícios – que, segundo Jennifer “é uma área de pesquisa bastante nova, mas vários resultados positivos surgiram nos últimos anos”, diz ela. “Pode tornar-se uma tendência duradoura”.

Ela também acrescenta que a pesquisa foi muito limitada e é necessário mais investigação. No entanto, foi suficiente para mostrar que as “proteínas de choque de calor”, um tipo de proteínas produzidas pelo corpo em situações de estresse se elevam durante o processo de aquecimento passivo e essas proteínas podem ajudar a função da insulina e melhorar o controle do açúcar no sangue.

Advertisement

Mas, e aí? Funciona ou não para queimar calorias?

Antes de trocar a academia por banhos quentes, saiba que queimamos calorias até mesmo quando respiramos. Quando estamos largados no sofá assistindo um filme, ainda queimamos calorias, pois nosso corpo continua funcionando e aquecido, o que gasta calorias. Além disso, a pesquisa foi feita com homens apenas, alguns acima do peso. Homens normalmente queimam mais calorias que mulheres, e aqueles com sobrepeso queimam ainda mais.

Ainda o estudo diz que você pode queimar 140 calorias em 1 hora de banho quente – o que equivaleria a meia hora de caminhada. A questão é que 140 calorias não é grande coisa, equivale a 2 colheres de sopa de arroz branco ou 1 colher de sopa de doce de leite e a pessoa teria que ficar uma hora no banho quente. O ideal seria aquecer o corpo no banho quente e em seguida exercitar-se através de corrida, exercícios com pesos ou outros que, além de queimar calorias deixa seu corpo mais saudável, flexível e beneficia o coração, músculos, ossos e o cérebro.

Resumindo

Ficar uma hora no banho quente faz você perder um pouco de calorias, mas nem sequer se aproxima dos benefícios do exercício físico. O melhor mesmo é deixar para tomar um banho quente no fim do dia que relaxa, descansa e ainda queima algumas calorias no processo.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.