Estudo britânico descobriu que tomar um banho quente queima tantas calorias quanto meia hora de caminhada. Será?

Será que um bom banho quente pode queimar calorias?

3,405 views   |   9 shares
  • Pesquisadores da Universidade de Loughborough, do Reino Unido, mediram a perda de calorias e os picos de açúcar no sangue dos participantes em um banho quente e fazendo exercícios. Segundo a pesquisa, um banho quente queima a mesma quantidade de calorias que meia hora de caminhada.

  • Além disso, os pesquisadores afirmam que o banho quente não apenas queima calorias, mas reduz a inflamação crônica e reduz os picos de açúcar no sangue que acontecem após as refeições.

  • É simplesmente uma notícia boa demais para ser verdade e certamente fez muita gente pular de alegria dentro da banheira. Mas, será que o banho quente é tudo isso mesmo? Mais ou menos.

  • Segundo Jennifer Wider, em um artigo do Women's health, existe um novo conjunto de pesquisas chamado de "aquecimento passivo" - sistema de aquecimento corporal através de meios externos como massagens, ondas curtas, sacos quentes, vapor e banho quente. O objetivo desse sistema é aprimorar o desempenho físico de atletas que têm melhor resultado quando a temperatura do corpo está mais alta sem desgaste com mais exercícios - que, segundo Jennifer "é uma área de pesquisa bastante nova, mas vários resultados positivos surgiram nos últimos anos", diz ela. "Pode tornar-se uma tendência duradoura".

  • Ela também acrescenta que a pesquisa foi muito limitada e é necessário mais investigação. No entanto, foi suficiente para mostrar que as "proteínas de choque de calor", um tipo de proteínas produzidas pelo corpo em situações de estresse se elevam durante o processo de aquecimento passivo e essas proteínas podem ajudar a função da insulina e melhorar o controle do açúcar no sangue.

  • Mas, e aí? Funciona ou não para queimar calorias?

  • Antes de trocar a academia por banhos quentes, saiba que queimamos calorias até mesmo quando respiramos. Quando estamos largados no sofá assistindo um filme, ainda queimamos calorias, pois nosso corpo continua funcionando e aquecido, o que gasta calorias. Além disso, a pesquisa foi feita com homens apenas, alguns acima do peso. Homens normalmente queimam mais calorias que mulheres, e aqueles com sobrepeso queimam ainda mais.

  • Ainda o estudo diz que você pode queimar 140 calorias em 1 hora de banho quente - o que equivaleria a meia hora de caminhada. A questão é que 140 calorias não é grande coisa, equivale a 2 colheres de sopa de arroz branco ou 1 colher de sopa de doce de leite e a pessoa teria que ficar uma hora no banho quente. O ideal seria aquecer o corpo no banho quente e em seguida exercitar-se através de corrida, exercícios com pesos ou outros que, além de queimar calorias deixa seu corpo mais saudável, flexível e beneficia o coração, músculos, ossos e o cérebro.

  • Advertisement
  • Resumindo

  • Ficar uma hora no banho quente faz você perder um pouco de calorias, mas nem sequer se aproxima dos benefícios do exercício físico. O melhor mesmo é deixar para tomar um banho quente no fim do dia que relaxa, descansa e ainda queima algumas calorias no processo.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr