8 sinais de que você tem uma fundação sólida em seu casamento

Veja se o seu relacionamento tem estes sinais!

Evelise Toporoski

Todo bom casamento tem seus altos e baixos, mas um casamento duradouro tem características únicas que envolve muito respeito e amor mútuo.

Boa parte desses casais tem características especiais. Alguns especialistas em relacionamentos elegeram quais são estes detalhes que fazem um bom casamento. Veja se o seu relacionamento é assim:

1. Vocês respeitam um ao outro, mesmo quando discordam

Para Samantha Rodman, psicóloga e coach de relacionamento, estes casais mantêm um tom de conversa respeitoso mesmo quando estão discutindo, evitando xingamentos e menosprezo. Segundo Samantha, “se você consegue respeitar seu parceiro até nas horas mais difíceis, vocês vão conseguir suportar qualquer coisa”.

2. Você não está procurando alguém só para lhe fazer feliz

Não ache que só depois do casamento você vai ser feliz de verdade, ou que é obrigação do parceiro lhe fazer sempre feliz. Você é o responsável por sua felicidade e equilíbrio em todas as áreas de sua vida. É certo que ter uma pessoa que você ama a seu lado ajuda a completar a sua própria felicidade. Nas palavras da terapeuta de casais Amy Begel, “Em geral, o casamento não faz ninguém feliz. Entramos em um casamento com uma base anterior, e o casamento não altera fundamentalmente isso”.

3. Você aceita seu parceiro e suas imperfeições

A verdade é que você não é perfeito, nem seu parceiro. Mas a boa notícia é que em um bom casamento ninguém é perfeito, mas ambos sabem aceitar e conviver com estas diferenças. A toalha molhada em cima da cama, ou a gaveta que o parceiro deixa aberta pode não mudar com o tempo. “O segredo é apreciar todas as coisas boas e encontrar alguma forma de paz mesmo que não esteja vivendo em um cenário ideal”, sugere Winifred M. Reilly, terapeuta familiar.

Advertisement

4. Vocês conseguem conversar sobre os assuntos mais difíceis

A comunicação geralmente é o problema número 1 dos casais. Mas vocês têm uma relação sólida se conseguem expor pontos de vista diferentes em assuntos difíceis como a criação dos filhos, religião, sexo ou política.

5. Vocês têm uma boa conexão

Com o tempo e uma boa convivência, os casais começam a se entender pelo olhar, têm códigos e piadas que só eles entendem. E também nos momentos difíceis o parceiro é o primeiro que você quer abraçar e sentir ao seu lado. Este tipo de conexão é muito saudável e torna a relação duradoura.

6. Você faz o outro se sentir valorizado

É muito bom quando a gente tem alguém que vibra com nossas conquistas e torce pelo nosso sucesso, não é mesmo? É importante ter um parceiro que se orgulha de quem você é, de seus talentos e realmente coloca sua autoestima lá em cima. “Uma base sólida para o casamento não repousa sobre a intensidade do amor, mas sim sobre se o relacionamento faz bem para você. Existe uma sensação de segurança, facilidade e conforto no relacionamento? Será que a pessoa que você quer que você eleve seu potencial ao invés de diminuir? Todas estas coisas fortalecem a base de seu relacionamento”, segundo o terapeuta familiar Harriet Lerner.

7. Tem um bom relacionamento com a sua família

“Todos os casamentos são inconscientemente um casamento entre duas famílias”, afirma Amy Begel. Quando a conexão entre as famílias também funciona bem, isso ajuda o casal, pois é muito bom ver as pessoas que você ama tendo um bom relacionamento e apoiando seu casamento. E também é bom poder contar com os parentes em momentos tensos em que vocês precisam de apoio financeiro e emocional.

8. Vocês trabalham muito bem juntos

Não é à toa que o casal também é chamado de “parceiro”. Seja em casa, no trabalho, no cuidado com os filhos ou para planejar mudanças na vida, o casal tem que estar afinado e trabalhar muito bem em equipe. “Isso não significa que eles não têm divergências, isso significa apenas que eles trabalham sendo atenciosos, respeitosos e amorosos”, diz Kurt Smith.

Advertisement

Tenho certeza que você se identificou com muitas dessas características. Se querem ter um casamento ainda mais feliz e duradouro, trabalhem juntos para melhorar em outros aspectos citados aqui.

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!