A criança problema pode revelar algo importante sobre sua família

Sabe aquela criança que é um problema? Talvez o problema seja outro.

3,680 views   |   15 shares
  • Que o mundo reclama de crianças que são um problema todo mundo sabe. Pais vão a especialistas encontrar soluções para que seus filhos deixem de ser um problema em casa, para os vizinhos e na escola. O que o mundo talvez não saiba é que a criança é um reflexo de um problema que pode estar na família.

  • Por mais que a sociedade tente impor outros conceitos, a família ainda é o mais seguro ambiente para se criar filhos. Lá ela será cuidada e terá na convivência grande parte do seu caráter formado. O porto seguro da criança é sua casa, seus pais e irmãos, aqueles que o cuidaram desde seu nascimento.

  • Quando uma criança acaba se tornando um problema para a sociedade os especialistas muitas vezes esquecem de conversar e tentar tratar a estrutura familiar ou os pais individualmente. Crianças são como esponjas e revelam com naturalidade os problemas contidos no lar e na vida privada da família, coisas que os pais tentam esconder e acreditam que o fazem bem.

  • Neste artigo um psicólogo descreveu um conflito que a mãe lhe trouxe. Sua reclamação era de que o filho, antes carinhoso e atencioso, havia se tornado ríspido e até desejava que a mãe desaparecesse. Ele conversou com a mãe que aceitou tratar seus problemas psicológicos (depressão). Conforme a mãe melhorou, seu filho voltou a ser afetuoso.

  • Problemas familiares são comuns e merecem atenção. Muitas vezes ele reflete na falta de regras no lar permitindo que a criança busque a atenção de que tanto necessita através de atos que ela sabe que seus pais reprovarão. Isso pode se estender para a escola e outros locais sociáveis. Os pais, envergonhados, até se desculpam pelo mal comportamento do filho, mas não reconhecem que eles são os maiores culpados pelos atos inconsequentes da criança.

  • Para aqueles pais que conseguem ver que o tratamento não se restringe à criança, algumas atitudes podem ser tomadas para que o equilíbrio volte a habitar no lar:

    1. Analisar seus desafios e como age em casa (ambiente em que realmente se mostra para os outros).

    2. Refletir sobre o que pode estar causando o comportamento inadequado da criança.

    3. Buscar ajuda com especialistas, pois a visão de fora sempre traz a versão mais correta do que pode realmente estar acontecendo.

  • Advertisement
  • Algumas atitudes básicas que pais devem ter no lar também ajudam a conter comportamentos inadequados dos filhos:

    1. Regras de respeito uns para com os outros dentro do lar.

    2. Atenção com amor sincero.

    3. Diálogo aberto na medida do entendimento da criança.

    4. Respeito ao filho.

    5. Relação pai-filho ou mãe-filho preservada.

    6. Apoio e incentivo.

    7. Contato com outros familiares.

  • Nem sempre a criança problema vai conseguir mostrar aos pais que eles precisam mudar algo dentro do lar ou do relacionamento. Ela pode camuflar e ser uma criança muito quieta e boazinha. A atenção ao comportamento da criança é sempre uma forma clara de saber onde a família precisa trabalhar para seu fortalecimento.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

A criança problema pode revelar algo importante sobre sua família

Sabe aquela criança que é um problema? Talvez o problema seja outro.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr