Saiba quanto tempo de SOL uma criança de 0 a 3 anos pode tomar

Nem muito, nem pouco, nem agora, nem depois. Aprenda a hora, o tempo e como deixar seu bebê saudável tomando um gostoso banho de sol!

Cibele Carvalho

O ponto principal em relação aos cuidados com os bebês se resume em encontrar em todas as necessidades o EQUILÍBRIO de todas as coisas!

Mas, e até acharmos esse equilíbrio entre o que pode e o que não pode? O exagero e o cuidado apenas?

Até lá, buscamos ajuda de profissionais capacitados, e claro, também usamos nosso bom senso e sentimento de mãe, que já deduz o que precisamos ou não fazer para o bem-estar dos nossos pequeninos bebês.

O sol é um desses equilíbrios que necessitamos encontrar, pois em excesso pode prejudicar seriamente o bebê, mas também a falta de sol pode causar doenças e a redução de vitaminas no organismo de qualquer pessoa, assim também nos bebês.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que os recém-nascidos não devem ser expostos ao sol, e todos os cuidados devem ser redobrados em bebês até pelo menos os 6 meses de idade, onde a proteção da pele começa a aumentar.

Advertisement

Os especialistas recomendam que até os 6 meses, se a criança for exposta ao sol, precisa ser muito bem protegida com roupas, chapéus, guarda-sol e buscar uma sombra sempre que possível.

A Dra. Daniela Pimentel, dermatologista infantil, alerta aos pais de que o sol das 10 horas da manhã até as 3 horas da tarde, é o sol mais forte normalmente, em que todos os cuidados devem ser redobrados, caso o bebê até 3 anos de idade seja exposto durante esse período ao sol.

Exagere no protetor solar, e reponha sempre a cada hora de sol; se necessário, em crianças mais brancas, usar roupas de proteção solar. O fator do protetor usado deve ser acima de 30 nesses horários de sol especialmente.

A especialista, Dra. Daniela, ensina que até os 2 anos de idade o protetor solar ideal é aqueles em formatos de pomadas, que facilitem espalhar pelo corpo, sendo recomendáveis os de uso com aerossol após os 3 anos de idade.

Relato: Como mãe eu cuido para que minha filha fique exageradamente cheia de protetor solar, mas como irmã, certa vez, deixei meu irmão de apenas 1 ano de idade, apenas com a orelha exposta ao sol por um período de no máximo uma hora, mesmo sendo apenas uma parte do corpo apenas e pequena exposta, o pobrezinho ficou com febre depois e quase teve insolação.

Advertisement

Precisamos tomar cuidado com os pequenos detalhes ao proteger do sol nossos bebês.

Além dos cuidados, também precisamos aproveitar os benefícios que o sol pode produzir no organismo dos bebês, especialmente no que se refere a vitaminas C e D.

Especialistas indicam que devemos deixar nossos bebês tomar banhos de sol nos horários conhecidos como Sol BOM, que seria até as 10h da manhã, mas especialmente após as 4h ou 5h da tarde, dependendo do dia.

Assim, asseguraremos aos bebês a quantidade necessária e ideal de vitamina D, vitamina essa que ajuda no funcionamento dos músculos, nervos, coagulação do sangue, crescimento celular, e utilização de energia.

Vamos juntar nosso equilíbrio com as coisas que acabamos de aprender, e aproveitar os dias de sol para curtir com nossos lindos bebês, que adoram um passeio!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.