O que posso fazer para descobrir que meu próximo precisa de ajuda

Existe um ditado que diz: "É dando que se recebe". Quem compreende e vive esta ordem perceberá que a vida se torna mais fácil de ser vivida e as relações humanas mais intensas e fraternais.

1,477 views   |   7 shares
  • O ser humano é dotado de muitos sentidos para ajudar na sua sobrevivência.

  • Os cinco sentidos nos dão segurança e auxílio para tomarmos decisões na vida. Seria muito perigoso e estaríamos muito vulneráveis sem eles.

  • Audição, olfato, paladar, tato e visão nos foram dados com a vida como parte do instinto de sobrevivência do ser humano para que possamos proteger a nós mesmo e a evitar perigos maiores. Mas são elementos que podem auxiliar na convivência social e muitas vezes como instrumento para auxiliar pessoas que não estejam conseguindo se cuidar sozinhas e precisam de ajuda.

  • Como usar os cinco sentidos para descobrir se alguém precisa de ajuda

    • Use a audição com sensibilidade. Saber ouvir é um dom, uma maneira de conseguir auxiliar e identificar necessidades em uma simples conversa.

    • Olfato e paladar nos dão a oportunidade de ter sensações que agradam a mente, ao saciar a fome e sede, esta por sua vez libera substâncias que trazem alegria e paz ao corpo. Esses dois sentidos são iguais em todas as pessoas. Uma pessoa com fome não se sente bem, sua fisionomia é sofredora, sua cor de pele muda, sua postura mostra o quanto está precisando de alimento. Assim como buscamos saciar as necessidades de nosso corpo podemos promover o mesmo a alguém que esteja passando por essa privação.

    • O tato é essencial na conivência humana. Em um simples apertar de mãos é possível perceber se a pessoa está bem ou não. Suas mãos podem estar frias, transpirando, trêmulas e enfraquecidas. Já um abraço pode fazer com que a pessoa que sofre alguma dor sinta a necessidade de desabafar. É hora de usar, com sensibilidade, o sentido da audição.

    • A visão é o sentido que pode identificar com maior rapidez se uma pessoa está sofrendo e até mesmo qual sua necessidade imediata. Mas se associada aos outros quatro sentidos será a comprovação do que deve ser feito. Porém, se não estivermos determinados antes de se apresentar a ocasião, não vamos conseguir ver nada mesmo que esteja diante de nossos olhos.

  • Para que essa preparação aconteça é preciso estar disposto a doar-se, determinar antecipadamente que quer ser instrumento de apoio na vida das pessoas.

  • Após estar determinado é preciso ter ciência de que além dos cinco sentidos do corpo existe um sentido especial o qual alguns chamam de sexto sentido, outros de inspiração ou revelação (resposta de uma oração ou sentimento que nos inclina a ajudar alguém).

  • Advertisement
  • Independente do nome que se dê é preciso dar atenção quando ele se manifesta, pois vem para aguçar os cinco sentidos do corpo e ajudar a conduzi-lo até a pessoa que precisa de ajuda e até mesmo a identificar que ela passa por alguma agonia, mesmo que o orgulho impeça de expressar o que sente.

  • Com a união dos sentidos do corpo e do sentido da alma ou espírito, é possível descobrir quando uma pessoa está precisando de ajuda. Depois é só agir e usufruir da sensação de satisfação que a ação solidária promove.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

O que posso fazer para descobrir que meu próximo precisa de ajuda

Existe um ditado que diz: "É dando que se recebe". Quem compreende e vive esta ordem perceberá que a vida se torna mais fácil de ser vivida e as relações humanas mais intensas e fraternais.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr