Você sabe como proteger seu cérebro contra o envelhecimento?

Dicas de atividades para blindar seu cérebro contra o envelhecimento.

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  • O envelhecimento inevitavelmente faz parte do processo da vida; já a qualidade de como envelhecer pode sim ser determinada por cada um de nós, de acordo com os hábitos e atividades desenvolvidas por cada um.

  • O envelhecer saudável é o foco desse texto e o foco de muitas pessoas.

  • É possível manter uma mente saudável para poder continuar sendo autossuficiente e evoluindo como pessoa.

  • O médico Yonas Geda é um dos autores do estudo e neurologista da unidade da Mayo Clinic em Scottsdale, Arizona, nos Estados Unidos.

  • Essa pesquisa até seu resultado final estudou e avaliou quase 2 mil idosos entre 70 e 93 anos.

  • Os idosos que praticavam algum tipo dessas atividades tiveram menos riscos de doença mental, por estarem estimulando sua mente.

  • O fato de estar ocupado é indispensável para a saúde mental, segundo Heather Snyder, da Associação de Alzheimer.

  • Segundo a revista especializada "JAMA Neurology", os pesquisadores observaram que a ligação estatística encontrada não é suficiente para provar definitivamente que as atividades foram responsáveis pelo menor risco de declínio cerebral.

  • O estudo observou cinco atividades.

    • Navegar na internet

    • Jogar uno

    • Atividades manuais

    • Ler Livros

    • Ir ao cinema ou qualquer tipo de socialização

  • "A decrepitude é uma ocorrência natural para quem viveu bastante. Uma grande incoerência é que muitos reclamam de ficar velhos, mas não querem morrer. A solução é envelhecer com saúde e qualidade de vida, mas para que isso possa ocorrer deve-se viver uma juventude regrada, sem excessos". Sebastião Wanderley.

  • O pesquisador diz que a ideia inicial era ver se essas atividades poderiam diminuir o declínio cognitivo leve.

  • Existem vários níveis de comprometimento cognitivo. Mas essa pesquisa foi para o nível mais leve, que normalmente quando afetado reflete na perda de memória, pensamento e atenção que não interfere na vida diária, mas aumenta os riscos de desenvolver Alzheimer e outros tipos de demência.

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  • Segundo a matéria: "Uma análise descobriu um efeito protetor de cada atividade, exceto por ler livros. Participantes que praticaram qualquer outra das quatro atividades pelo menos uma vez por semana tiveram de 20% a 30% menos riscos de desenvolver comprometimento mental durante esses quatro anos do que os que não realizaram as atividades".

  • Então, de acordo com as pesquisas podemos ver como é importante o exercício do cérebro para não desenvolver um declínio cognitivo leve. Mas, o que é isso exatamente?

  • Quando, ao envelhecer, ocorre um comprometimento das habilidades. Sempre que perceber alguma mudança, como perda da memória, não estar reconhecendo pessoas, esquecendo onde coloca os objetos, procure um médico. Para alguns familiares é difícil aceitar que seu ente querido está com esse tipo de perda; já para outros é normal pensar que todo idoso fica esquecido. Por isso a importância de consultar.

  • Tem uma frase de Hermann Melville que diz assim: Saber envelhecer é a obra-prima da sabedoria e um dos capítulos mais difíceis na grande arte de viver.

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