Pai pedala quase 40 km todos os dias para filha poder estudar

Ele enfrenta os maiores obstáculos para que sua filha de apenas 4 anos possa estudar.

Roberta Preto

E VOCÊ AÍ RECLAMANDO, HEIN… BOA NOITE !!!

Pai adapta bicicleta e pedala quase 40 km por dia para levar filha na…

Posted by Michel Teixeira on Wednesday, May 24, 2017

De acordo com o site Guia de Direitos, em 1988 foi reconhecido na Constituição Federal o direito à educação, ela tornou-se parte do conjunto de direitos sociais, que tem como objetivo desenvolver o valor da igualdade entre as pessoas.

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (Art. 205, Constituição Federal de 1988)

Advertisement

A lei existe e, aparentemente, para ser maravilhosa, porém, percebe-se que no Brasil nem sempre as coisas funcionam como deveriam, pois pelo que se é perceptível, muitos dos direitos da população ficam apenas nos livros. Podemos ter essa confirmação pela história comovente de um bom pai que pedala uma bicicleta quase 40 quilômetros diariamente para que sua filha de quase 4 anos tenha o direito de frequentar uma escola.

Segundo reportagem do site G1, o pai sai de madrugada, atravessando canaviais, enfrenta estradas com pedras, areia e ventania, fora os dias de chuvas. E após todo o percurso na estrada de terra, ele ainda precisa enfrentar uma rodovia. Quando buscou ajuda, isso foi negado, mas, esse bravo pai não desistiu de dar o seu melhor para que sua filha vá para a escola todos os dias.

Embora Juracir Ferreira Faustino de Sousa não seja o primeiro e nem será o último pai de família que, além de estar desempregado, passa por muitos sofrimentos para proporcionar o melhor para seu lar, ele está entre aqueles que acreditam no valor da educação.

Entretanto, esse pai merece mais do que palavras da Prefeitura, esse homem merece ser ajudado. Ele não está roubando, não está pedindo favores, apenas pede o que lhe é de direito e cabe aos responsáveis da Secretaria buscar uma solução cabível para essa família.

Agora, torna-se irônico as palavras do responsável ao dizer que estão a par da situação, que a vaga da menina foi garantida e que cumprir a lei de manter um adulto acompanhando os menores é para a própria segurança da criança.

Advertisement

Concordo! Então, que a Prefeitura contrate um adulto responsável para auxiliar no ônibus, porque este homem e sua esposa precisam trabalhar para manter o sustento de sua família.

Percebe-se que o secretário não atentou-se à realidade da situação, porque se o fizesse saberia ele que pai e filha correm perigos na estrada do canavial e na rodovia. Se ele realmente estivesse zelando pela segurança daquela criança, teria dito que faria o seu melhor para ajudar a pequena Maria Vitória.

Talvez, seja preciso que o secretário por um momento saísse de seu conforto e tentasse pedalar a bicicleta desse pai, fazer sua trajetória e, depois, ouvir Maria Vitória dizer que está com as pernas doendo. Então, ele saberia o que é ser um homem de atitudes e não apenas de palavras.

Nosso país precisa de bons homens como Juracir que não impede que seus desafios roubem seus objetivos. Esses bravos homens enfrentam crises, superam perdas, mas, jamais abandonam suas responsabilidades.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.