Enxaqueca em criança ou adolescente: O que pode ser?

Os fatores para desencadear crises de enxaqueca são muitos. Veja alguns deles.

Shana Padilha

Praticamente 10% dos adolescentes sofrem de enxaqueca. A média de início dos sintomas em meninas é 10 anos, podendo ficar mais intensos em seus períodos menstruais. E nos meninos 7 anos. Muitos possuem enxaqueca por terem herdado de seus pais.

Este é um relato de uma mulher que sofreu durante a infância e adolescência com crises de enxaqueca.

“Quando eu tinha nove anos, tive minha primeira crise de enxaqueca. Não era uma dor na cabeça ou nuca. Foi como um estreitamento de visão, seguida de um enjoo.

A primeira vez, me assustei, pois achei que estava ficando cega, eu estava na sala de aula logo após o intervalo escolar.

Na segunda vez, a mesma coisa, e essas crises se tornaram cada vez mais frequentes.

Advertisement

A primeira coisa a ser observada era o que eu comia nesses intervalos. Tive um acompanhamento por algum tempo, cerca de três anos, onde foi observado que não deveria ingerir em grande quantidade: Embutidos, chocolate, salgadinhos, queijo, bebidas alcoólicas, sucos em pó. Exceto as bebidas, todas essas coisas eu ingeria, e ao passar um tempo sem comer esses alimentos percebi a melhora. Mas havia outro fator que desencadeava a crise: ficar mais de três horas sem comer.”

Alguns fatores que podem desencadear uma crise de enxaqueca.

Jejum prolongado

O ideal é sempre comer de três em três horas, pode ser uma fruta. A crise pode iniciar pela falta de açúcar no organismo.

Alimentação

Existem uma substância chamada de tiramina. Veja alguns alimentosque possuem essa substância em grande quantidade: Chocolate, queijos amarelos, cerveja, vinhos, molho de soja e a cafeína em grande quantidade. A tiramina combinada com antidepressivos pode ocasionar uma rápida alteração na pressão arterial, dilatando os vasos cerebrais e originando dor de cabeça.

Olfativa

Alguns cheiros podem iniciar uma crise de enxaqueca. Isso porque cheiros fortes atingem o nosso cérebro, o sistema límbico. Então, procure evitar o uso de perfumes fortes, pode ocasionar dor de cabeça muito forte.

Advertisement

Stress

O estresse causa muita dor de cabeça. São muitas tarefas a serem realizadas: trabalho, estudos, famílias, provas, etc. Tudo causa estresse e por isso pode vir a enxaqueca muito forte. O estresse faz com que o seu sistema nervoso funcione mais rápido.

Falta de sono

A metade da população brasileira passa por esse problema, a falta de sono, e os sintomas de uma noite maldormida não é nada agradável. A falta de dormir não relaxa os músculos e assim ocasiona dores de cabeça. A fome também é um fator que pode inibir o sono e isso não é somente nos bebês, por isso procure se alimentar e ingerir alimentos leves antes de deitar.

Ansiedade

A ansiedade se manifesta de várias formas: Algumas são delírios, diarreia, palpitações.

Ciclo menstrual

Nesse período, ocorre uma queda do estrogênio, que é um dos principais hormônios femininos. Ele é produzido nos ovários e liberado no ciclo menstrual. E pode então ocasionar a enxaqueca.

Mesmo com as informações obtidas nesse artigo, procure um médico Neurologista para ter um acompanhamento específico.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Shana Padilha

Cursando Licenciatura em Pedagogia. “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original. ” (Albert Einstein)