Especialista revela os 3 melhores presentes que você pode dar ao seu cônjuge

Ainda não comprou o presente para o Dia dos Namorados? Com essa lista você não vai nem precisar.

Stael Ferreira Pedrosa

Dia dos Namorados chegando e algumas preocupações se apresentam: que presente seria o melhor para nossa cara-metade. Acaba por se tornar um incômodo quando não sabemos o que dar, aí opta-se por um presente impessoal e um jantar. Então, nos sentimos satisfeitos e com a sensação de ter feito a “obrigação”, mas será que esse gesto contribuiu para a relação?

O Dr. Karl Pillemer, PHD em desenvolvimento humano da Universidade de Cornell entre outras atribuições (como autor de livros sobre relacionamento), entrevistou centenas de casais de velhinhos (alguns com mais de 50 anos de casados) no intuito de responder a uma questão: Qual o melhor tipo de presente que podemos dar aos nossos cônjuges? As respostas e resultados que ele obteve foram publicados no “Psychology Today” e foram muito diferentes da ideia de um presente como se imagina.

Os velhinhos concordaram com a ideia de que se deve dar presentes nas ocasiões importantes, como aniversários, aniversários de casamento, Natal, Dia dos namorados, etc. Eles são necessários e esperados. No entanto, segundo eles, os melhores presentes são os gestos carinhosos e inesperados.

De seus conselhos podemos aprender como presentear nossos cônjuges de maneira a não apenas atender às suas expectativas, mas indo além, contribuindo para uma relação longa e calorosa. Aqui estão os 3 melhores presentes que você pode dar ao seu cônjuge de acordo com quem sabe o que diz:

1. Surpreenda

Alguns dos casais aconselharam a pensar logo pela manhã: “O que posso fazer para tornar o dia dele ou dela mais feliz hoje?”. Os outros concordam plenamente com esse princípio e acrescentam que além dos grandes presentes e lembranças, pequenos gestos e surpresas diários têm um impacto transformador no casamento. Dar um cartão, trazer um presente, convidar para jantar fora em um dia qualquer, são gestos positivos que contribuirão para a alegria no seu casamento.

Advertisement

2. Ajude

Os parceiros sabem quais são suas obrigações e geralmente estas se definem por quem trabalha fora e quem fica em casa. Quem faz as compras e paga contas, quem vai buscar as crianças na escola, quem passeia com o cachorro, etc. E, para os casais entrevistados, é aí onde se pode fazer mais pelo seu cônjuge. Se ele tem determinada tarefa e não gosta ou se sente cansado, faça por ele de vez em quando (sem reclamar ou cobrar depois). Isso gera gratidão e a sensação de ser importante para o outro, de ser considerado. O benefício para o casamento desses pequenos gestos vai além do imaginado.

3. Elogie

Segundo Marcel Kume, especialista em relacionamentos, a admiração é um dos pilares do relacionamento feliz e duradouro. Sem os pilares, a tendência é que algo venha a desmoronar. Se você sabe que seu cônjuge tem qualidades, talentos, habilidades, beleza, não guarde a admiração só para si, expresse-a. Elogios e cumprimentos são a expressão da admiração. Para os casais de velhinhos entrevistados pelo Dr. Karl, esse é um dos motivos de arrependimento. Eles sentiram que poderiam ter elogiado mais, engrandecido e exaltado mais as qualidades e atributos de seus parceiros. Para aqueles que o fizeram, o resultado foi uma calorosa atmosfera de apreciação mútua.

Por isso, o conselho do Dr. Karl baseado nesse estudo e em outros de caráter psicológico é: deem-se mutuamente pequenos e inesperados presentes todos os dias. O simples fato de um se preocupar em encontrar ou fazer algo pelo outro já contribuirá grandemente para a felicidade diária. E a felicidade de uma vida é feita de dias felizes. Pense nisso nesse Dia dos Namorados.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.