9 coisas a fazer nos 9 primeiros minutos em um primeiro encontro

A ansiedade e a timidez podem atrapalhar na hora de conhecer um pretendente. Fazer estas 9 coisas ajudará a ter um encontro de sucesso.

Michele Coronetti

O primeiro encontro costuma ser um momento de tensão para todos os envolvidos. Expectativas foram criadas, frases foram preparadas e na hora algo pode desandar e mudar o rumo do interesse.

Algumas coisas podem ser feitas conscientemente para impressionar a pessoa que se está conhecendo. Os primeiros minutos em uma conversa, a famosa “primeira impressão”, são suficientes para a definição do passo seguinte: prosseguir com o relacionamento ou desistir.

Essas atitudes podem ajudar, mas não garantem uma conquista instantânea, pois vai depender de uma série de sentimentos e escolhas por ambas as partes. Elas ajudarão a manter a calma e revelar quem a pessoa realmente é, evitando as ciladas causadas pelo nervosismo e humor.

1. Se soltar

Não se deixar intimidar pela situação de conhecer alguém inclui manter a calma e permitir que a conversa flua sem se diminuir. Sentimentos de segurança e pensamentos positivos ajudarão nos primeiros minutos de conversa, lembrando que a expressão corporal também é importante e revela nervosismos ou ansiedades.

2. Observar o outro

Analisar a linguagem corporal do outro ajudará a entender se ele está interessado ou não. Isso pode determinar se realmente vale a pena insistir em se apresentar para um futuro relacionamento. Também ajuda a saber se a conversa está agradável ou se é hora de parar de falar.

Advertisement

3. Autenticidade

Conhecer uma pessoa por mensagem e perceber que não é nada daquilo que pareceu ser é comum e desagradável. Ser autêntico em todas as circunstâncias demonstra maturidade e clareza, além de ser mais fácil conseguir encontrar alguém que realmente combine. Expressar quem é realmente ainda é o melhor em qualquer circunstância.

4. De bem com a vida

Sorrir, estar de bom humor, ter uma visão positiva da situação atual e do futuro, olhar nos olhos (quem não o faz dá a impressão de estar escondendo algo), isso tudo vai cativar a outra pessoa. Contar sobre histórias passadas que são engraçadas ou mesmo outras de forma agradável, expressando gratidão, demonstram o quanto é possível ser afável.

5. Cuidado com o humor

O encontro é em um restaurante e o garçom acabou cometendo uma gafe. Talvez a vontade seja explodir de forma mal-educada, porém, o ideal é levar na esportiva, rindo do molho derramado na blusa branca e aceitando com educação as desculpas recebidas. E caso nada de ruim aconteça nestes 9 minutos, manter o bom humor, se divertindo e sendo divertida, controlando o nervosismo será excelente.

6. Sintonia

Será muito bom falar, agir e demonstrar através da própria linguagem corporal o mesmo para o parceiro. Sorrir e falar que está amando o encontro quando seus dois pés estão virados para o lado (como quem não vê a hora de ir embora) não é nada coerente. As pessoas percebem e acabam tomando uma primeira impressão diferente da que deveria ser passada. A sinceridade de intenções é importante sempre.

7. Ouvir

Conhecer a outra pessoa inclui ouvir e fazer perguntas. Estimular o parceiro a contar sobre coisas que o fazem sentir bem é ótimo para aprimorar o relacionamento que está se iniciando. E causa uma ótima boa impressão.

Advertisement

8. Preparação antecipada

Longe de textos e falas decoradas que somem da cabeça quando mais se precisa, refletir sobre alguns assuntos e histórias que poderão fazer parte deste encontro antes dele é ótimo e complementa todos os outros itens, tornando a pessoa mais serena e preparada.

9. Empenho

Mesmo que logo no início do contato seja percebido que não será interessante ou não renderá em um futuro relacionamento, tratar a pessoa com o máximo respeito e causar uma ótima impressão ainda será importante. Ele pode ter um amigo com quem comentará o quanto foi agradável o encontro e que tipo de pessoa ele conheceu.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.