É isso que acontece com o seu corpo se você come muito à noite

Comer à noite é importante, mas mais importante que isso é escolher bem o que ingerir para garantir uma noite de sono tranquila.

Renata Finholdt

Você acorda correndo, atrasada, toma um banho rápido, coloca qualquer roupa que vê pela frente e sai talvez mastigando algo. O almoço também é feito de qualquer jeito, afinal há muitas coisas para fazer e perder tempo almoçando é prejudicial demais para seu dia. Quando chega a tarde, a vontade de comer alguma coisa aumenta e no fim dia você resolve isso atacando tudo o que vê pela frente assim que chega em casa.

Isso lhe é familiar?

Muitas pessoas passam o dia correndo atrás de seus afazeres e deixam para se alimentar apenas à noite, para compensar o que não fizeram durante todo o dia. Mas, segundo estudos, essa não é a maneira correta de alimentação que devemos ter.

É preciso dedicar tempo e cuidado a nossa alimentação durante todo o dia, afinal é o alimento que ingerimos que vai nos dar saúde e disposição para continuarmos com nossas atividades. É um erro negligenciar a alimentação durante todo um dia e tentar suprir tudo a noite.

Quando deixamos para nos alimentar à noite, nosso organismo pode sofrer consequências deste mau hábito.

Advertisement
  • Os alimentos nos fornecem energia, em forma de calorias, para que nosso organismo possa funcionar e nós possamos fazer tudo o que precisamos. Quando ingerimos alimentos à noite, consumimos calorias que não serão gastas porque daquele momento em diante faremos poucas atividades e logo estaremos prontos para dormir. A consequência disso? Calorias acumuladas em forma de gordura e aumento de peso.

  • O refluxo é uma outra consequência desanimadora para quem tem o hábito de alimentação noturna. Ele acontece quando os alimentos retornam ao esôfago e trazem consigo ácidos do estômago, ferindo o órgão e causando um incômodo bastante grande. Mudar o hábito respeitando algumas horas entre a alimentação e o sono podem ajudar a amenizar esse problema.

  • Pequenas paradas na respiração, conhecidas como apneia do sono, também podem ocorrer com aquelas pessoas que se alimentam muito durante a noite.

Comer à noite não é errado, mas é preciso escolher com sabedoria os alimentos para ingerir a fim de que eles não causem nenhum desconforto. Alimentos mais leves como sopas, saladas, pequenos lanches podem ser consumidos sem problemas até pelo menos duas horas antes de se deitar para dormir. É preciso sempre ter em mente que uma boa alimentação noturna é aquela que vai proporcionar uma digestão leve e tranquila. Seguindo essa fórmula suas noites de sono serão mais tranquilas e reparadoras.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.