Como o arrependimento sincero pode transformar nossa vida para melhor

8 maneiras de vivermos o arrependimento constante. Mudar nossos maus hábitos e ações más. Como conquistar a verdadeira felicidade.

Izabel Torquato

A rebeldia faz parte do comportamento humano e leva uma pessoa a não cumprir com seus deveres e obrigações. Não é uma doença e sim uma escolha que alguns fazem quando enfrentam desafios ou adversidades.

Nesse momento somos colocados à prova em nosso caráter, personalidade e se deixamos para trás hábitos e ações que cometemos de maneira incorreta e não voltaremos a cometer. Temos a necessidade de proteger nossas famílias, mas nos momentos de dificuldades não justifica cometermos erros ou ações que nos levem transgredir leis civis e algum dos 10 mandamentos.

Conheci um jovem que havia praticado muitos delitos como roubar, isso devido às necessidades que possuía; passaram-se os anos e quando já era um homem, após haver-se arrependido sinceramente de seus erros, passou por doenças, chegando a não ter alimentos em sua casa; estava rodeado de tentações que o fariam cometer os mesmos erros dos quais já se havia arrependido, então, humildemente, ele se ajoelhou e fez uma oração confiando que nosso Pai, nos céus, o ajudaria num momento tão difícil. Bondosamente o Senhor ouviu sua oração tocando o coração de uma pessoa de sua família que telefonou e perguntou do que ele necessitava, e no mesmo dia o ajudou. Uma oração foi respondida, um pai de família não voltou a cometer os erros de seu passado, mesmo em situação desesperadora, mas confiou no Senhor.

Com essa experiência podemos refletir alguns pontos básicos sobre o que consiste o arrependimento sincero e como pode influenciar a nossa vida e a de outras pessoas.

Quando nos arrependemos somos perdoados, nos tornamos limpos. Somente a expiação, o sacrifício de Jesus Cristo nos limpa, porém as consequências nos acompanharão e aprendemos com nossas escolhas erradas.

Advertisement

1. Oração e seu poder

Não podemos nos deixar influenciar pelas lembranças de nossos erros, nesses momentos devemos orar sinceramente.

2. Ação

: As nossas fraquezas podem ser transformadas quando nos arrependemos sinceramente e buscamos ser melhores através de boas atitudes.

3. Arrependimento

Arrepender é abandonar completamente um erro e não voltar a cometê-lo.

4. Devolver

Restituir é uma das partes de arrepender-se, quando se trata de algum objeto podemos devolvê-lo, mas quando se refere aos sentimentos é necessário resgatar com serviço a quem nós prejudicamos.

5. Caridade

: Amar sinceramente e demonstrar bondade aos nossos familiares.

Advertisement

6. Fidelidade

Sermos amigos leais e sinceros; fiéis ao que é correto, amáveis e bons.

7. Serviço

Dar de nosso tempo e atenção àqueles que necessitam do nosso serviço e da nossa ajuda, para que possamos progredir e sermos pessoas melhores.

8. Família

Observar em nossa família as necessidades de cada um, ajudar em tudo o que pudermos e depois estender essa ajuda aos outros semelhantes.

Todos têm sentimentos de pesar pelas escolhas erradas, mas devemos recordar que o arrependimento não é um castigo, mas sim uma oportunidade de melhorar e transformar nossos defeitos em qualidades; para cada fraqueza há uma força que ganhamos quando sinceramente abandonamos tais erros, quando deixamos de ser rebeldes e buscamos verdadeiramente sermos melhores. Assim teremos proteção para nós e nossas famílias. Todos precisamos nos arrepender quando somos rebeldes.

O sofrimento faz parte do nosso progresso, mas após esse sentimento amargo, sentimos paz e alegria em nossos corações, assim sabemos quando somos perdoados.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.