4 sinais de que você e o seu marido não estão se comunicando corretamente

Quer excelência para o seu relacionamento? Olho nestes sinais.

3,170 views   |   29 shares
  • Eu gosto de repetir que é preciso estratégias para desenvolver um bom relacionamento. E justifico: nos preparamos para uma prova, para subir de cargo, para desenvolver melhor os nossos trabalhos, para toda e qualquer tipo de promoção na vida, mas não nos damos conta, muitas vezes, que precisamos nos preparar para manter bons relacionamentos. A maneira simplista de conceituar que um relacionamento deu certo ou não é totalmente incoerente com a complexidade da questão.

  • Um dos maiores problemas que encontro nos casais que atendo é a falha na comunicação. Aliás, posso afirmar que esse é o cerne da questão, afinal, assim que os canais da comunicação são desbloqueados o entendimento acontece.

  • Alguns sinais deixam claro que a comunicação entre você e seu marido está truncada:

  • 1. Não há interação

  • Se vocês apenas falam o que precisa ser dito, sem trocar ideias, não concordam e, nem mesmo, discordam um com o outro, então não está havendo qualquer interação entre vocês. Falar não é conversar, diálogo pressupõem troca, compartilhamento, ou seja, você fala, ele responde e vice-versa. Já ouvi muitos casais reclamarem que nem sequer brigam mais, ou seja, nada mais é compartilhado. Ora, interagir é relacionar-se realmente, representa a ação integrada entre as pessoas.

  • 2. Você diz uma coisa e ele entende outra

  • Você não se sente ouvida por seu marido, ele parece estar sempre em outro lugar. Não é nada agradável contar a alguém sobre o nosso dia, por exemplo, e perceber que não estamos sendo ouvidos. Pior ainda é quando tudo o que falamos é entendido de forma pejorativa e causa conflito. Acredite, nesses casos, é muito provável que seu marido também esteja sentindo a mesma coisa. Vocês não estão conseguindo ouvir um ao outro e isso aumenta ainda mais a distância. A tendência é você falar menos e ele se afastar na mesma proporção.

  • 3. Você tenta adivinhar os sentimentos dele

  • É realmente um claro sinal que um casal não se comunica bem quando eles estão constantemente tentando descobrir o que o outro está dizendo. Como não cultivam um diálogo verdadeiro, tiram conclusões antecipadas e, quase sempre, acabam entendendo errado. No processo de Mediação de Conflitos com casais é muito comum que em algum momento um diga ao outro: "Mas eu não sabia que você se sentia assim" ou "Você nunca me disse isso". A partir daí os canais da comunicação começam a se refazer entre eles.

  • Advertisement
  • 4. Você tem medo de falar

  • É muito clara a falta de entendimento quando você não se sente à vontade para falar de algum assunto com o seu marido. Parece que você "pisa em ovos", sempre receosa do assunto virar uma briga. Você simplesmente não consegue falar claramente e piora tudo ao criar subterfúgios ou, pior, omitir coisas importantes da vida em comum. Acaba tentando resolver tudo sozinha e se sente sufocada como se "carregasse o mundo nas costas".

  • O fundamento de um bom relacionamento é poder falar com alguém sobre tudo e qualquer coisa. É o diálogo que promove o entendimento e a confiança que engrandecem os relacionamentos saudáveis. Quer alcançar a excelência? Converse, se envolva, comprometa-se!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

4 sinais de que você e o seu marido não estão se comunicando corretamente

Quer excelência para o seu relacionamento? Olho nestes sinais.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr