4 recados que sua urina está dando sobre a sua saúde

O que você tem no seu sangue? Se quiser saber examine sua urina, pois o que a pessoa tem no sangue, aparecerá na urina.

8,011 views   |   3 shares
  • A urina é o resultado da filtragem do sangue feita pelos rins. Por isso, o que a pessoa tem no sangue, aparecerá na maioria das vezes, na urina.

  • A urina é um líquido normalmente transparente de coloração amarela, sendo a sua constituição água (95%) e o restante substâncias como toxinas, ureia, sais minerais (sódio, cálcio, magnésio, cloro, potássio), além de substâncias das quais o organismo precisa se livrar, como os medicamentos. Não pode conter glicose, albumina, sangue, pus ou acetona, pois são indicativos de problemas graves como diabetes, cetoacidose, traumas ou infecções.

  • A atividade de excreção urinária é um processo interessante e pouco conhecido. Algumas curiosidades:

    • O ser humano tem em média 5 litros de sangue no corpo, no entanto, os néfrons, que são as menores unidades de filtragem do sangue presentes nos rins (entre 1 e 4 milhões de unidades em cada rim), filtram mais de 1000 litros de sangue diariamente. O que significa que o processo é repetido várias vezes durante o dia.

    • Embora os néfrons produzam cerca de 180 litros de líquido residual por dia, apenas 1,5 litro (em média) é expelido como urina. O restante, é reabsorvido pelo organismo. Isso não significa que em algum momento do dia a pessoa terá todo esse líquido no corpo.

    • Toda a água presente no corpo humano (70% do corpo) é filtrada várias vezes durante o dia.

  • Por estar em contato com quase todas as substâncias presentes no organismo, a urina é um grande indicador do que se passa no corpo humano. Seu aspecto, cor, odor, frequência, intensidade do jato e volume, dizem muito sobre a saúde do indivíduo.

  • 1. O que a cor diz?

  • Segundo o médico urologista, Dr. Ruiter Silva Ferreira, o ideal é que a urina tenha uma coloração clara, quase transparente. A urina escura significa que a pessoa está ingerindo pouca água e que há alta concentração de ureia. Embora alguns alimentos, como a beterraba, escureçam a urina, mudanças na coloração podem ocorrer também por outros motivos. A urina com uma tonalidade alaranjada forte ou mesmo avermelhada, e que permanece por mais que dois dias, pode indicar presença de sangue que, segundo Dr. Ruiter, "pode ser por infecção, cálculo renal (pedra nos rins) ou até doenças mais sérias, como tumores", esclarece Dr. Ferreira. Quando a urina está escura é claramente um sinal de falta de água. Beba mais água.

  • Advertisement
  • 2. O que a densidade diz

  • A densidade da urina é comparada com a densidade da água pura. A densidade da água é avaliada em 1000 enquanto da urina normal varia entre 1010 e 1035. Urina densa é indicativa de desidratação, doenças dos rins, obesidade, febre, poli traumatismos, pós-operatórios e síndrome hepatorrenal, porém somente o médico pode interpretar os valores. É útil lembrar que uma urina com densidade muito baixa também não é normal, pode indicar alcoolismo, anemia falciforme, diabetes, insuficiência renal crônica, pielonefrite crônica.

  • 3. O que a frequência diz

  • De acordo com o médico patologista Dr. Paulo Campana, um adulto normal urina entre quatro e seis vezes ao dia, e o volume varia entre 700 mls a 2 litros. Se alguém elimina mais que dois litros por dia, é necessário verificar a causa, pode ser por muita ingestão de líquidos, bexiga pressionada, uso de diuréticos, cafeína ou álcool. Já motivos mais graves são infecção urinária, diabetes. Outras causas podem ser doenças renais e do coração, que causam acúmulo de líquidos no corpo. Para uma frequência adequada deve-se tomar em média 2 litros de água por dia. O que varia de acordo com o peso corporal.

  • 4. O que o exame de urina diz?

  • Num exame de urina encontramos termos de difícil compreensão como corpos cetônicos, nitritos, bilirrubina, etc. Não é necessário que os pacientes saibam o que significam cada termo, já que a interpretação correta dos resultados fica a cargo do médico. No entanto, alguns indicadores de problemas podem ser decisivos para evitar que se adie uma consulta. Fique atento aos termos e o que as alterações podem estar dizendo.

    • Hemácias: células de sangue. Quando surgem no exame significam problemas. Pode indicar infecção, pedra nos rins, hemorragias, doenças renais, etc.

    • Cristais: geralmente quantificados com um, ou mais de um, sinal de + e geralmente são normais. Só são indicativos de problemas os seguintes cristais: cristais de cistina, cristais de fosfato triplo (indicativo da presença das bactérias Proteus ou Klebsiella). Cristais de tirosina, Cristais de bilirrubina (que indicam problemas no fígado) Cristais de colesterol (perda de proteína na urina). Cristais de ácido úrico (indicam gota e possível câncer, como linfoma e leucemia).

    • Nitritos: Indicam infecção urinária.

    • Leucócitos: contagem acima de 10.000 indicam presença de problemas ou irritações no trato urinário. Infecções ou traumas.

    • Corpos cetônicos: sua presença sempre indica que o corpo está eliminando gordura que pode ser por diabetes descontrolado - que demanda cuidados urgentes, ou em pessoas com dietas de restrição de carboidratos (dietas cetogênicas - nesse caso não significa um problema). Também pode aparecer por doenças agudas, febres e distúrbios dos hormônios da tireoide.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

4 recados que sua urina está dando sobre a sua saúde

O que você tem no seu sangue? Se quiser saber examine sua urina, pois o que a pessoa tem no sangue, aparecerá na urina.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr