8 benefícios incríveis do beijo para o seu casamento e para a sua saúde

Após ler isso, você vai querer beijar o seu marido agora mesmo!

Stael Ferreira Pedrosa

O beijo na boca é a mais comum das formas de demonstração de afeto entre casais e em qualquer parte do mundo o hábito existe, seja velado ou explícito, sua história remonta aos escritores hindus de mais de mil anos antes de Cristo. Há referências ao beijo nos textos sagrados Sathapata, no Mahabaratha e no Kama Sutra, todos anteriores à era cristã. Alexandre, o grande, parece ter sido quem difundiu o beijo hindu para o resto do mundo daquela época e o hábito, embora perseguido, tornado pecaminoso, depois tornado santo, ter sido usado para selar negócios e amores, permanece até os nossos dias.

E não é por acaso. Pesquisadores da Universidade Oxford fizeram recentemente uma pesquisa com relação ao beijo. Os autores do estudo entrevistaram 900 pessoas na tentativa de descobrir qual a importância do beijo no relacionamento amoroso.

Os resultados talvez não surpreendam muito. Instintivamente, já sabemos o que o estudo veio a comprovar. O beijo é realmente importante para não apenas manter a relação fluindo como também tem outras vantagens.

Segundo o estudo, o hábito de tocar os lábios mutuamente pode contribuir para:

1. Selecionar um parceiro compatível

Muitas vezes o encanto inicial por alguém se dissipa após o primeiro beijo. Por que isso acontece? Segundo estudiosos do beijo da Universidade de Oxford (é, isso existe, são os filematologistas), é porque nossos corpos se comunicam de maneira imperceptível através do tato, olfato e paladar durante o beijo, o que pode comunicar se biologicamente e quimicamente o parceiro é aceitável ou não.

Advertisement

2. Manter o parceiro

Ainda segundo a filematologia de Oxford, o beijo não apenas seleciona o parceiro compatível, mas também o mantém próximo. Dos 900 entrevistados, aqueles que tinham um relacionamento longo relataram mais episódios de beijo fora do relacionamento sexual que aqueles que não estavam em um relacionamento mais compromissado.

3. Estimular a produção de ocitocina, o hormônio do amor

Quanto mais interações físicas entre os casais, como beijos e abraços, maior a produção de ocitocina, o chamado “hormônio do amor”. É um hormônio que cria atração entre os parceiros, um desejo de permanecer com a pessoa, é também o hormônio da fidelidade, responsável pela capacidade de manutenção de um parceiro fixo.

4. Aumentar a imunidade física

A famosa troca de germes durante o beijo beneficia a saúde dos envolvidos. A presença de germes estranhos aciona os anticorpos que se põem a trabalhar em busca de invasores orgânicos e combatendo-os, promovendo a saúde.

5. Aliviar dores

Durante um beijo apaixonado, o corpo libera adrenalina e endorfina, hormônios que reduzem a dor. Eficaz principalmente para dor de cabeça.

6. Liberar dopamina, hormônio da felicidade

Conhecido como um dos hormônios da felicidade, a dopamina é outra substância liberada durante o beijo. Além disso, a dopamina é considerada também o hormônio do compromisso. Segundo estudiosos, essa substância química é acionada quando se dá o primeiro passo rumo a um objetivo e também quando a meta é cumprida. Para quem quer casar parece ser o caminho…

Advertisement

7. Combater os efeitos nocivos do cortisol, hormônio do estresse

Um bom beijo é capaz de também combater os efeitos indesejados do estresse. Quando sob estresse, o organismo libera um hormônio chamado cortisol, que serve justamente para diminuir o estresse, o problema é que esse hormônio, quando em excesso, causa diversos males à saúde como ganho de peso, pressão alta, doenças cardíacas e diabetes. Então, beije mais e seja mais magro e mais saudável.

8. Viver mais

O estudo mostrou que os homens que beijam suas mulheres antes de sair para o trabalho vivem até 5 anos mais que os que não o fazem. Nem que seja para continuar vivendo, beije mais sua mulher.

Como diz Brett Harding, beijar nos permite transmitir sentimentos que as palavras não podem descrever. Embora ainda haja muito para se descobrir a respeito do beijo, é fato que ele tem importância, é complexo, fascinante e nos faz sentir bem. Então, vamos lá, prepare o biquinho e beije, é bom!

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.