8 maneiras de superar um relacionamento complicado

Um relacionamento cheio de brigas pode ser vencido com estas sugestões de psicólogos.

Michele Coronetti

Quando o casal briga muito, o clima no relacionamento fica frio e cada um costuma se perguntar porque insiste para dar certo. Não é fácil para nenhum dos envolvidos manter o amor quando as discussões sobressaem os momentos afáveis.

Psicólogos orientam que as divergências do casal devam ser superadas e que quando eles conseguem ocorre um crescimento significativo na personalidade de cada um. Apesar de não ser nada fácil e da desistência muitas vezes ser o caminho mais escolhido, casais que vencem juntos suas diferenças fortalecem seu relacionamento.

Claro que existem situações distintas onde a separação será inevitável, mas o que os psicólogos querem transmitir é que muitas vezes as pessoas podem exercer um pouco mais de paciência e trabalhar para manter o relacionamento. Aquele casal que tanto se amou no começo do relacionamento pode voltar e isso dependerá do empenho de ambos.

As pressões externas causam desentendimentos dos mais variados e que, quando acumulados, vão gerando energia negativa entre o casal, que uma hora acabará sendo expelida através de palavras ríspidas, descaso, esquecimentos propositais ou outras maneiras que os casais têm de demonstrar seu descontentamento um para com o outro. Como se colocando a sujeira embaixo do tapete fosse a solução.

Para resolver e crescer com essas dificuldades algumas atitudes poderão ser necessárias:

Advertisement

Refletir

Pensar se o desejo de xingar, cobrar, colocar de castigo é realmente um ato que trará benefício a ambos. Se for egoísta, melhor desistir, porque o relacionamento deve ser altruísta. Basta lembrar que algo feito para si mesmo não traz a mesma satisfação de algo que fazemos para os outros, além de poder causar remorsos.

Conversar

A comunicação ainda é a melhor forma de trazer à tona os sentimentos. Se um dos parceiros está se sentindo deixado de lado, o melhor é sentar e respeitosamente explicar o que está lhe fazendo mal. Muitas vezes o parceiro nem percebeu que estava agindo de forma errada, pois cada um tem uma maneira de ver a situação e o mal-estar pode ser apenas unilateral. Uma boa conversa calma e cheia de respeito deixará tudo claro.

Perceber

A maturidade ajudará a pessoa a perceber que o parceiro não está em seus melhores dias, pode estar carente, frustrado, chateado e com esse pensamento o melhor é manter a calma e não virar uma criança birrenta junto com ele. Novamente o respeito precisa existir para que o parceiro não se sinta diminuído com a maneira como está sendo tratado. É importante lembrar que apesar de não parecer neste momento, ele é um adulto e deve ser tratado como tal.

Acordos

Por que não combinar algo entre os dois para avisar o outro de que não está se sentindo bem? Afinal a pressão externa é grande e o humor pode alterar muito. Sabendo que o parceiro não está no melhor dia fica mais fácil evitar as discussões.

Decidir

Cada um pode também se empenhar em evitar as brigas. Cortar um hábito ruim pode ser difícil, mas não é impossível. Quando der aquela vontade de responder rispidamente, contar até 10 e respirar profundamente, lembrando que a intenção é mudar e parar de brigar por qualquer motivo, será o melhor a fazer.

Advertisement

Empatia

Para alguns não é muito fácil, mas experimentar estar na pele de outra pessoa, ao menos na imaginação, ajuda a entender o outro. A percepção pode ser diferente, mas muitas vezes o sentimento é muito parecido. Entendendo que deve estar sendo uma carga difícil que o parceiro precisa carregar fica mais fácil evitar as brigas.

Reconhecer

Em muitas ocasiões o problema do casal está mais centrado na própria pessoa. Reconhecer que está sendo infantil e que pode mudar para que a felicidade permaneça no ambiente conjugal e mudar para melhor também ajudará a evitar os conflitos.

Perdoar

Um perdão sincero ainda é uma das maiores formas de amar.

Com essas atitudes o casal ganhará parceria, maior confiança entre si e aumentará e fortalecerá o amor. O casal só tem a ganhar com um relacionamento complicado que descomplicou.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.