Confiar no médico reduz a dor, segundo a ciência

Estudos apontam que confiar no médico pode aliviar a dor.

Roberta Preto

Minha tia Carmem, que faleceu há 4 anos, será sempre lembrada por ser a mais divertida das irmãs de minha mãe. Lembro-me que quando ela precisava passar pelo médico, se houvesse um médico branco e o outro negro, ela queria ser atendida pelo negro. E, não importava o que disséssemos, ela acreditava que o negro poderia cuidar melhor dela, porque eram da mesma cor.

De acordo com a pesquisa da neurocientista Elisabeth Losin, após estudar trabalhos que mostraram que os pacientes se sentiam seguros e satisfeitos quando eram atendidos por médicos da mesma etnia, ela então decidiu aprofundar-se mais nesse assunto, decidindo por avaliar se aqueles sentimentos de se identificarem poderia trazer mais resultados diretos para a saúde.

A neurocientista realizou seu trabalho em parceria com outros cientistas americanos das universidades de Colorado e Miami. No trabalho foi avaliado como uma dinâmica nos consultórios pode influenciar o nível de dor.

Segundo a doutora Elisabeth, o interessante na avaliação são os aspectos psicológicos e fisiológicos que surgem entre eles com a interação, já que os incômodos também têm um componente mental.

Os estudiosos basearam o tal experimento em questões ligadas à religião, ideologia política, papéis de gênero e outras práticas. Os participantes foram separados em dois grupos, de acordo com suas respostas; porém, eles não estavam a par dos detalhes sobre quais critérios estavam sendo avaliados para fazer essa divisão, que no caso tratava-se por afinidades de temas.

Advertisement

De acordo com os pesquisadores, a ideia fora intencional, com o propósito de produzir entre os integrantes de cada grupo um sentimento de reconhecimento, mesmo que fosse abstrato, ainda assim funcionou.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.