Adultos também devem se vacinar. Quais vacinas são essenciais?

Para você que pensa que vacina é somente na infância, e que na vida adulta não deve preocupar-se com isso.

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Vacina não é coisa de criança, vacina é “coisa” de todos nós! A prevenção é a melhor forma de tratamento, e todos nós devemos usufruir deste meio.

A enfermeira sanitarista Lúcia Helena Bisetto diz que, “antigamente, falava-se muito na idade em que a vacina deveria ser tomada e muitas pessoas achavam que, se não fizessem a imunização naquele período, não poderiam mais fazê-la, o que não é verdade”.

“Mesmo em casos em que a vacinação está atrasada, independentemente de quando a primeira dose foi aplicada, a pessoa vai dar continuidade ao tratamento e nunca reiniciá-lo”.

Saiba agora quais vacinas são essenciais e não perca tempo:

Hepatite B

A Hepatite B é uma infecção grave do fígado causada por um vírus. O Doutor Drauzio Varella explica que é uma doença transmitida pelo vírus VHB, que infecta as células do fígado. Essas células podem ser agredidas pelo VHB diretamente, ou pelas células do sistema de defesa que, empenhadas em combater a infecção, acabam causando um processo inflamatório crônico.

Advertisement

A vacina da Hepatite B é obrigatória e faz parte do calendário de vacinação nacional. Ela está organizada em três doses: a pessoa toma a primeira dose no momento em que quer se prevenir, a segunda dose é depois de dois meses da primeira, e a terceira, de dois a seis meses depois da segunda dose.

Difteria e Tétano

Segundo o site Minha Vida, a difteria é uma doença causada por um bacilo toxicogênico, que se aloja nas amígdalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, em outras mucosas e na pele. Esta infecção é grave e pode ser facilmente evitada por meio de vacina.

O site ainda explica que “a infecção por tétano começa quando os esporos da bactéria transmissora entram no corpo por meio de uma ferida ou um ferimento, onde liberam bactérias que se espalham pela corrente sanguínea e produzem um veneno chamado tetanospasmina. Esse veneno bloqueia os sinais neurológicos da coluna vertebral para os músculos, causando espasmos musculares intensos. Os espasmos podem ser tão fortes que rompem os músculos ou causam fraturas na coluna”.

A vacina dupla que é contra difteria e tétano, pode ser tomada em três doses, respeitando o intervalo de dois meses entre a primeira e segunda dose, e de seis meses entre a segunda e terceira dose. Além disso, é essencial que a vacina seja reforçada a cada 10 anos.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença ocasionada por um vírus transmitido por mosquito, que causa febre, calafrios, dor de cabeça, náuseas e dores musculares.

Advertisement

Segundo o Ministério da Saúde, a maneira de se evitar a doença é tomar a vacina. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde o ano todo. A vacina é contraindicada a gestantes, pessoas com o sistema imunológico debilitado e pessoas alérgicas a gema de ovo. Crianças a partir de 9 meses de idade já podem tomá-la e ela é válida por 10 anos.

Tríplice Viral

A vacina tríplice viral é preparada para combater ao sarampo, caxumba e rubéola, que são doenças infecciosas, graves, e facilmente evitadas através da vacina.

Para aqueles que vão viajar, é fundamental tomar conhecimento sobre doenças endêmicas daquela região e se prevenir através da vacinação. O corpo humano demora até 20 dias para produzir os anticorpos e efetivamente proteger contra a doença, por isso é importante planejar o esquema de imunização para não adoecer.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Fernanda de Borba é estudante de Administração de Empresas, recém-casada, apaixonada por observar, calcular e escrever.