Se você não está fazendo estas 5 coisas, seu casamento não é tão bom quanto poderia ser

Nada é tão bom que não possa ser melhorado, inclusive seu casamento. Tente estas dicas abaixo e veja o que acontece.

Stael Ferreira Pedrosa

Ter um casamento bom é desejo de todos aqueles que se casam, mas ter um casamento que vá além de bom, tem seus segredos. É preciso que ambos estejam engajados em consegui-lo. Como diz o ditado: “Boi sozinho não puxa carro”. Inclusive vem dos carros de boi a palavra cônjuge, ou seja, “debaixo do mesmo jugo”. O jugo é uma peça de madeira que serve para manter os dois bois unidos para que ambos puxem o carro ou arado ao mesmo tempo. Sem o jugo, cada boi seguiria por onde quisesse e o trabalho não seria feito.

Assim é com o casamento. Um cônjuge sozinho não tornará o casamento melhor. É trabalho para ambos. Por isso é necessário que vocês façam algumas coisinhas para que seu casamento seja cada dia melhor. Aqui estão 5 coisas que vão tornar sua relação ainda melhor.

1. Continuem a namorar

Muitos agem como se o casamento fosse o fim do namoro. Na verdade, é uma expansão do namoro. Continuem a agir como se ainda estivessem namorando. Arrumem-se um para o outro, saiam juntos, tenham tempo um para o outro. Sejam corteses, deem-se presentes, mensagens de texto, conversem por longo tempo. Pesquisas recentes mostraram que mais que a paixão o que mantém os casais unidos é o índice de responsividade. O famoso “feedback”, quando a pessoa se sente ouvida e compreendida.

2. Saber negociar

Nem sempre no casamento tudo será 50/50. Haverá dias em que um estará na relação em 90% e o outro em 10%. Em outros dias talvez 60/40. Nesses dias há que se ter jogo de cintura e saber negociar. E, aprender a ceder a vez. Se ele quer ir ao cinema e você quer ficar em casa, negociem. Você vai hoje, na próxima vez ele fica com você aconchegadinhos no sofá. Ou, se ele visita as mães todo domingo e você não gosta muito, combinem de ir domingo sim, domingo não. Negociando tudo dá certo.

3. Baixar o tom de voz

Todo casal briga, isso é fato, mas deixar a raiva e a grosseria dominarem, pode vir a criar um abismo entre vocês. Gritar é agressivo, intimidante, abusivo, mostra falta de autocontrole e falta de educação mesmo. Além do mais, magoa o outro. Deixa marcas. Portanto, jamais gritem um com o outro. A menos que a casa esteja pegando fogo.

Advertisement

4. Ser gratos

Sejam gratos pelo maravilhoso companheiro que têm, afinal este artigo parte do pressuposto que vocês já têm um casamento muito bom, mas que querem que seja maravilhoso. Parte disso é deixar seu cônjuge saber que você é grato(a) por tê-lo em sua vida. Também agradecer as pequenas coisas (ou as grandes) que o outro faz para você. Quanto mais gratidão você mostrar, mais feliz e motivado seu companheiro ficará e vai querer fazer ainda mais.

5. Servir

É a cereja do bolo. Como diz Renato Cardoso, o casamento é (ou deveria ser) uma competição sadia de quem serve e agrada mais ao outro. Cobrar ou exigir não funciona. Quanto mais você fizer pelo seu cônjuge sem exigir, sem reclamar, mais o outro também irá querer fazer coisas para agradá-lo. Claro que todos queremos receber também, então o caminho para receber é dar, dar de si, amar e servir ao outro, dedicar-se a fazê-lo feliz. Escolher amá-lo.

Se o seu casamento já é bom, mas ainda vocês não fazem essas 5 coisas acima, façam e vejam o resultado.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.