Por que você deve tomar banho ao invés de lavar as louças?!

Qual foi o tempo que você tirou para si no dia de hoje? Por que você precisa ser e ter tudo em plena perfeição? Analise sua rotina através desse acontecimento real.

Cibele Carvalho

Normalmente, uma mulher leva em média 30 minutos para lavar as louças sujas do almoço ou da janta, isso se não receber muitas pessoas em sua casa para o fim de semana, onde acumulam-se panelas, mais pratos, louças de sobremesa, tigelas, formas de bolo, etc.

Se isso não bastasse, após a louça surgem muitas outras coisas a serem limpas, o fogão, a pia, o chão, as bagunças das crianças espalhadas pela casa, etc.

Tudo isso ao mesmo tempo em que uma criança gruda em suas costas e outra está grudada no seu colo ou no seu peito!

Aí então, você se pergunta: Isso é mesmo possível? Uma mulher consegue fazer todas as tarefas da casa, lavar todas as roupas, manter tudo em ordem, e ainda cuidar dos seus filhos, e ah, tenta arranjar tempo para trabalhar para ajudar na renda familiar? Isso é possível?

A resposta é NÃO! Não é possível, mas mesmo assim, de alguma forma sobre-humana, nós mulheres conseguimos aliar quase todas essas coisas, mas…

Advertisement

Não podemos e nem precisamos fazer todas essas coisas exatamente no mesmo dia, e não podemos e nem devemos fazer todas essas coisas SOZINHAS!

Por que eu mulher, eu esposa preciso ser mais perfeita? Por que eu preciso ser melhor do que meu marido nessas tarefas ou naquelas? Por que eu me permito carregar uma sobrecarga que não pertence só a mim?

Eis a provável resposta:

O que eu mais queria, era provar pra todo mundo, que eu não precisava provar nada pra ninguém!” (Legião Urbana – Quase sem querer).

Nós mulheres, precisamos provar ao mundo que conseguimos, que somos melhores, que somos mais perfeitas, mais corretas, mais capazes, mais e mais, em quase todos os quesitos em nossa vida…

Advertisement

Afinal, todos vão olhar a minha casa e o que vão comentar? Afinal, todos vão fazer uma análise do comportamento do meu filho e o que eu vou responder?

Quando na verdade, A CASA É SUA, O FILHO É SEU! Você sabe exatamente o que é melhor para sua casa, e exatamente no momento certo em que cada coisa deve ser feita.

Se sua louça não for limpa essa noite, quem vai saber? Se você deixar de dar banho no seu filho hoje, quem vai descobrir?

Ora, ninguém!

Você e eu não somos perfeitas, nem como mães, nem como esposas, nem como domésticas do lar, nem como profissionais, assim como seu marido, seu vizinho, seu pai, seu avô, seu tio, ou seja, todos os homens também não são perfeitos, muito pelo contrário, erram todos os dias, talvez até mais ou em proporção como as mulheres. A única diferença é que nunca ninguém ensinou a eles que precisavam ser mais bonitos, que precisavam ser mais em tudo assim como ensinam as mulheres desde que elas nascem!

Advertisement

Essa semana meu marido ficou cuidando de nossa filha e mais uma amiguinha dela que ficou junto, saí, e quando voltei a louça não estava lavada, a casa não estava tão limpa como eu teria feito caso tivesse ficado em casa cuidando delas. Então, hoje me dei conta de que eu também posso deixar a louça suja e cuidar de mim, fazer algo que eu precise, como tomar um banho desesperadamente. Percebi que eu devo sim preocupar-me comigo, com minhas ideias, com meus sonhos, com o meu querer, e ignorar totalmente os pensamentos inseridos pelo meio social de que eu devo ou preciso ser uma mulher perfeita, mas do que meu marido, percebi que um banho, um cuidado, uma saída, qualquer coisa que eu faça precisa ser feita, antes que eu esqueça quem eu sou, antes que me enquadre em mais uma das mulheres com depressão.

“Já não me preocupo se eu não sei porque, às vezes o que eu vejo quase ninguém vê!” (Legião Urbana – Quase sem querer).

O que nós passamos antes, o que as crianças fizeram na casa, o que seu filho é, o que seu marido é, ninguém sabe e ninguém vê, apenas você.

Portanto, se cobre menos, e passe a se cuidar mais. Ouse deixar seu marido fazer mais em casa, ensine-o se for preciso, confie que ele será capaz, cobre mais dele se for preciso, cuide-se e não se exija ser perfeita.

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.