É isso que seus filhos aprendem quando há uma infidelidade no casamento

A infidelidade no casamento mata o amor, destrói os sonhos e acaba com a esperança de uma família. Geralmente, são as crianças que acabam absorvendo mais essa dor e isso tem o poder de refletir negativamente.

Roberta Preto

No ano de 2003, assisti a uma conferência em que o meu palestrante favorito usou o poema épico do poeta Will Allen Dromgoole, considerado um clássico, que tem como título “O Construtor de Pontes“.

“Um velho, caminhando sozinho pela estrada,

Chegou de noite, fria e escura,

A um abismo, vasto, profundo e amplo,

Pelo qual passava um rio sombrio.

Advertisement

O velho atravessou na penumbra;

Sem temer o rio escuro;

Porém voltou-se ao chegar em segurança à outra margem

E começou a construir uma ponte para cruzar o rio.

Um peregrino que passava disse:

Advertisement

“Velho,

Está desperdiçando suas forças

construindo aqui;

Sua jornada terminará no final do

dia;

Advertisement

Nunca mais terá que passar

novamente por aqui;

Você cruzou o abismo, profundo e largo

Por que construir uma ponte em meio à penumbra?

O construtor ergueu a cabeça grisalha:

Advertisement

“Meu bom amigo, pelos caminhos

que trilhei”, disse ele

“Seguia-me hoje

Um jovem que terá que passar por aqui.

O abismo não foi difícil para mim

Advertisement

Mas para aquele jovem pode ser uma armadilha;

Ele também terá que cruzá-lo na penumbra.

Meu bom amigo, é para ele que estou construindo esta ponte”.

Apesar do poema ter outra parte para ser finalizado, este trecho foi o que mais me marcou e isso não fez apenas com que eu enxergasse o meu próprio caminho, mas, o caminho que eu estava deixando para meu filho trilhar.

Será que nós como pais estamos deixando pontes para que nossos filhos façam suas próprias travessias?

Advertisement

Observe o que a infidelidade no casamento ensina aos filhos:

Sofrimento

A dor da traição tem o poder de destruir todas as pontes que os pais construíram para sua família fazer a travessia, deixando um abismo de sofrimento para os filhos.

O casamento é um acordo sagrado que pode perdurar se os casais forem leais a esses votos, porém, quando não o fazem, isso provoca muita dor, desilusão e desespero no cônjuge que fora traído e, principalmente, nos filhos que acreditavam que sua família estaria sempre unida.

Desconfiança

Quando um pai ou uma mãe coloca seus desejos egoístas acima da família, esse não está construindo pontes de confiança para os filhos e o cônjuge passarem, ao contrário, ele está empurrando toda família para o abismo, sem nenhuma proteção.

Atitudes mesquinhas tendem a destruir todos os sonhos que os filhos têm pela família. O resultado será refletido na vida adulta dessas crianças.

Advertisement

A confiança é um atributo que precisa ser conquistado, no entanto, quando se trata de pais e filhos, ela apenas desenvolve-se dentro do lar através de pequenos atos de bondade, comprometimento e amor que os pais oferecem entre si, e isso reflete nos filhos.

Anulação

Infelizmente, a infidelidade no casamento é tão perversa que, além de destruir o amor no lar, também destrói a esperança no coração dos filhos, pois eles deixam de acreditar nos valores familiares e se anulam para a felicidade quando adultos. Alguns carregam o fardo pesado da separação de seus pais durante uma vida, impedindo-os de construírem relacionamentos saudáveis e duradouros. Lamentavelmente eles se anulam para o amor.

Os filhos costumam trilhar a mesma estrada dos pais. Alguns sentem-se perdidos por encontrarem abismos pela frente, pois seus pais pensaram apenas em si próprios, deixando os filhos à mercê da “sorte”.

Se desejarmos que nossos filhos acreditem no amor e na família, é preciso construir pontes seguras em sua infância para que na vida adulta eles possam fazer essa travessia.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.