13 hábitos diários que podem ser ainda mais perigosos que fumar
Se a sua vida estiver cheia desses hábitos prejudiciais, a melhor coisa que você pode fazer é modificá-los, o quanto antes, para o seu próprio bem e o de sua família.
Erika Otero Romero
A vida do ser humano é muito frágil, ao ponto de as situações a que estamos expostos diariamente e que parecem inofensivas, na verdade, prejudicam pouco a pouco o nosso corpo e a qualidade de vida, em algumas situações, de maneira ainda pior do que o hábito de fumar.
Sim, embora pareça inacreditável, situações como não dormir bem por qualquer razão, usar máquinas de bronzeamento e até solidão são extremamente prejudiciais para os seres humanos. Portanto, a seguir, você saberá quais são e por que fazem tão mal.
1. Solidão
Não é a mesma coisa ter 1000 amigos nas redes sociais e nenhum na vida real. O contato real com amigos reais é muito importante para mantê-lo feliz. Além disso, um psicólogo da Universidade Brigham Young realizou um estudo em que descobriu que “a solidão poderia reduzir a expectativa de vida das pessoas ao equivalente a fumar 15 cigarros por dia”, segundo o site de Todo Mail.
2. Ficar muito tempo sentado
Um estudo de 2014 descobriu que ficar sentado durante o dia todo aumentava o risco de câncer de cólon, endometrial ou de pulmão. Este estudo foi realizado com uma amostra de 4 milhões de pessoas que apresentaram indícios de que costumavam passar muito tempo sentadas, quer fosse trabalhando, assistindo televisão ou viajando, mas, o mais interessante de tudo é que essas pessoas se exercitavam regularmente.
3. Dormir mal
Uma equipe da Organização Mundial da Saúde observou que dormir mal, ou não dormir, aumenta o risco de a pessoa sofrer acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.
4. Fazer uso de máquinas de bronzeamento
Um estudo, publicado em 2014, revelou que as pessoas que costumam fazer bronzeamento artificial são mais propensas a desenvolver câncer de pele do que qualquer outra pessoa.
5. Má alimentação
Não é só comer muita porcaria, muito açúcar ou alimentos ultra processados que são prejudiciais. Pular o café da manhã, ficar beliscando durante todo o dia e comer tarde demais também afetam a saúde.
Por incrível que pareça, pular o café da manhã faz você engordar tanto quanto comer doce ou fast food. Comer ou jantar tarde da noite fará você comer mais e seu corpo tem menos tempo para digerir o que comeu.
Os alimentos listados acima causam obesidade, diabetes e até doenças cardíacas graves.
6. Abuso de medicamentos
Quer sejam prescritos ou tome por conta própria, o consumo excessivo de medicamentos afeta a saúde a ponto de você morrer por intoxicação ou overdose.
7. Trabalhar muito
Há pessoas que fazem do trabalho o seu modo de vida. A questão é que elas vivem estressadas devido à carga de trabalho, alterando, assim, o equilíbrio que uma vida normal deveria ter.
8. Não fazer os exames de rotina
A seção de esportes e saúde da revista Hola explica que é necessário que tanto homens quanto mulheres, com mais de 30 anos, visitem o médico para fazer o check-up anual para controlar sua saúde e o funcionamento adequado de seus organismos. Caso contrário, uma doença pode acabar com sua vida quando você menos espera.
9. Ter uma vida sedentária
Foi explicado acima que ficar sentado por muito tempo pode causar alguns tipos de câncer, mesmo que você se exercite regularmente. Então, imagine o que pode acontecer se você tiver uma vida longe de qualquer atividade física. Aqueles que vivem dessa forma estão são muito mais propensos a morrer de doenças cardíacas, desenvolver diabetes e obesidade.
10. Não cuidar da saúde visual
O site efesalud explica que a vida atual exige exposição contínua a dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets, telefones celulares e telas de TV de LED, o que aumenta os danos visuais, fazendo com que você sofra de Síndrome da Visão de Computador (SVC)
Essa doença é acompanhada por sintomas como “olhos secos, dor de cabeça, fadiga visual, visão turva e dupla, dor no pescoço, costas e ombros”, de acordo com o portal Hola.
11. Estresse
Não é segredo que o estresse causa todos os tipos de doenças, incluindo o cólon irritado, que pode levar ao câncer de cólon, gastrite, enxaquecas, úlceras estomacais e até ataques cardíacos.
12. Ter muitas preocupações
A exposição a preocupações faz com que você sofra de ansiedade, nervosismo e estresse, como consequência, você não conseguirá comer ou dormir bem, e isso faz com que sua saúde se deteriore grandemente.
13. Não usar cremes faciais e hidratantes e protetores solares
Sua pele precisa ser protegida do sol e hidratada, para que não resseque devido aos efeitos ambientais. Uma pele que é exposta aos raios solares e à poluição todos os dias está predisposta a manchas, a rugas prematuras, que farão você parecer mais velho do que é, e ao câncer de pele.
Convido-o a modificar esses hábitos diários prejudiciais para que você possa desfrutar de uma vida longa, feliz e saudável na companhia de seus entes queridos.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 13 hábitos diarios que son mucho más peligrosos que fumar