13 sinais de alerta para um casamento prestes a ruir
Confira os sinais mais comuns que indicam que o casamento está por um fio, e TRABALHE AGORA para resgatá-lo!
Erika Strassburger
O término de um casamento começa, muitas vezes, de forma lenta e sutil. Um dos cônjuges ou ambos tornam-se omissos, deixando de lado aqueles pequenos atos diários tão necessários para manter a chama acesa e o romance em alta. Então, a relação chega a um ponto que parece não haver mais um caminho de volta.
Leia: As 10 piores desculpas para acabar com um casamento
Confira os sinais mais comuns que indicam que o casamento está por um fio:
1. Diálogo pobre
O diálogo passa a ser escasso e, quando acontece, é entediante e estressante.
2. Desinteresse pela vida do outro
Não há mais interesse pelo cotidiano do outro, pelos seus sonhos e interesses.
3. Segredinhos, discrição exagerada
O cônjuge distante não compartilha mais os acontecimentos de seu dia a dia, mantém sigilo sobre assuntos que outrora eram compartilhados.
4. Apatia em relação aos sentimentos do outro
Quando um cônjuge mostra-se triste e preocupado com o rumo que o casamento está tomando, o outro faz pouco caso de seus sentimentos. Não se esforça para entendê-lo nem se sente motivado a buscar soluções para os problemas.
5. Distanciamento físico
O casal não se abraça mais, não anda de mãos dadas, não faz carinho um no outro, não faz gentilezas. As relações sexuais vão ficando mais e mais espaçadas até cessarem.
6. Preferências por atividades fora de casa, longe do cônjuge
O cônjuge distante não demonstra incômodo por “ter de ficar” mais tempo fora de casa. Arranja jantares de trabalho e com os amigos, viagens, congressos e atividades extras, que tomam grande parte do tempo que antes era dedicado à família e ao casamento.
7. Discussões acaloradas por motivos bobos
Qualquer assunto bobo acaba em briga. Não há mais desejo de entendimento.
8. Grosseria constante
Críticas à aparência física, ao comportamento, às coisas que o outro diz tornam-se frequentes. Inclusive atitudes desrespeitosas e rudes.
9. Novos interesses em que não haja espaço para o outro
De repente, ele ou ela passa a se interessar por coisas novas, coisa que não fazia antes e deixa o outro completamente de fora.
10. Torna-se cada vez mais difícil encontrá-lo
Fica difícil saber se o cônjuge está no trabalho ou onde disse que estaria, já que ele passou a desligar o telefone com frequência ou a rejeitar as ligações. Além disso, ele orienta a secretária ou colega de trabalho a mentir ou a não fornecer informações suficientes.
11. Passam a ser vistos sozinhos em público
Antes eles iam juntos a almoços familiares, cinema e outros passeios. Agora o cônjuge diz não ter tempo, disposição ou paciência para eventos desse tipo. Entretanto, ele faz questão de ir sozinho a jantares da empresa ou a atividades na casa de amigos. Na verdade, ele quer evitar ser visto na sua companhia.
12. Frases mortais são proferidas sem o menor remorso
O cônjuge apático diz coisas como:
“A vida é minha!”
“Cuida da sua vida que eu cuido da minha!”
“Eu não aguento mais isso!”
“Me esquece!”
“Arranja uma coisa para fazer e larga do meu pé!”
13. Não se vê mais futuro na relação
Dia após dia, esses sinais apontam para a morte do casamento. E a esperança vai morrendo na mesma velocidade.
Há como salvar um casamento em decadência?
Certamente! Mas “uma andorinha, só, não faz verão”! Então, AMBOS precisam desejar que isso aconteça e trabalhar com essa finalidade.
No artigo 5 ações para evitar um divórcio e outras considerações você encontrará um passo a passo para trazer de volta esse amor que um dia existiu.
Você, que diz não amar mais seu cônjuge, cuidado!! Leia o artigo 6 ciladas que o levam a acreditar que você não ama mais seu cônjuge. Você pode ter caído em uma ou mais dessas ciladas.
A você, mulher, que está vendo seu casamento ruir porque seu marido está tendo um caso extraconjugal, sugiro a leitura do artigo Como reverter a situação depois que o marido lhe traiu e ainda está com a amante.
Uma coisa é certa, um casamento só acaba quando o casal desistir de resgatá-lo! Portanto, NÃO DESISTA! Enquanto houver luz no fim do túnel, vale a pena lutar! Será uma luta não somente em benefício dos dois, mas dos filhos e de futuras gerações. É a batalha mais importante que alguém poderá travar na mortalidade. E é a que terá maiores consequências na eternidade.