As consequências de nossas escolhas x A felicidade de nossa família

Quando se tem uma família é preciso redefinir os sonhos e desejos para incluir o cônjuge e os filhos. Família feliz não é a família perfeita, mas a que se ajusta para que todos tenham espaço.

2,075 views   |   7 shares
  • Outro dia comentava com uma amiga sobre a responsabilidade de formar uma família; casar, ter filhos e ter que dividir em tempo integral a vida com outras pessoas.

  • Concluímos que algumas pessoas estão dispostas ou preparadas a dividir seu tempo, sua casa, seu dinheiro e por muitas vezes a trocar seus desejos e prioridades pelos de outras pessoas. Outras não estão preparadas, e evitam essa responsabilidade ou acabam desistindo no meio do caminho.

  • Uma coisa é certa, quando se forma uma família a escolha já foi feita e a partir daí o que se deve fazer é buscar força e sabedoria para administrar as consequências que esta escolha trará e para poder manter a escolha e evitar que os desafios causem danos e dores além do normal.

  • Prioridade na vida familiar

  • Quando se forma uma família é quase impossível pensar nos filhos e cônjuge sem que seja parte integrante da vida. Isso é bom e normal para o tipo de pessoa que reconhece a importância da escolha feita. Porém, a pessoa que não está totalmente disposta a viver sua escolha, terá grandes dificuldades em administrar os desafios e dividir sua vida e tempo com a família.

  • Em ambos os casos a felicidade da família sofrerá consequências. Pois dependendo da forma como se encara a responsabilidade familiar, a pessoa mostrará com suas atitudes o quanto prioriza a família.

  • Priorizar a família significará muitas vezes optar por deixar de cuidar das unhas para lavar os tênis das crianças ou reduzir o tempo do jogo de futebol para arrumar a bicicleta do filho.

  • Pode significar ainda ter que deixar a novela ou filme de lado para ajudar o filho nas lições ou simplesmente para conversar sobre o dia da família na escola e no trabalho.

  • Escolhas X Família

  • Quando a escolha de formar uma família é tomada, seja pelo homem ou pela mulher, diversas outras escolhas virão no dia a dia e devem ser mais ponderadas do que se ainda fosse uma pessoa sozinha. Pois as escolhas afetarão outras pessoas e quando se tem uma família as decisões devem sempre ter espaço para incluir o cônjuge e os filhos, devem favorecer o interesse de todos.

  • Isso não significa que a pessoa deva se anular para a vida e seus sonhos, mas deve se lembrar de que foi ela quem fez a escolha e principalmente a de trazer crianças ao mundo e que estas precisam de cuidados e atenção.

  • A sugestão para que tudo fique em paz e todos sejam felizes é a de redefinir os sonhos para incluir a família.

  • Mais ou menos como ao preparar uma deliciosa refeição; você faz o convite, por livre escolha, a outras pessoas e por isso terá que ajustar o espaço à mesa para que os convidados possam compartilhar de seu alimento e de sua mesa com você.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

As consequências de nossas escolhas x A felicidade de nossa família

Quando se tem uma família é preciso redefinir os sonhos e desejos para incluir o cônjuge e os filhos. Família feliz não é a família perfeita, mas a que se ajusta para que todos tenham espaço.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr