O que é e como obter um coração contrito

Um coração contrito transformará sua vida de tal forma que jamais desejará ter um coração diferente deste!

Fernanda Ferraz

Em primeiro lugar, você sabe o que é um coração contrito?

Um coração contrito é um coração humilde, quebrantado, arrependido, obediente, manso, significa que você está disposto a seguir o que o Senhor diz e que você encontra satisfação em fazer Sua vontade e seguir os conselhos que Ele deixou.

“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. Salmos 51:17

“O Senhor habita com os contritos de coração”. (Ver Isaías 57:15)

Ser humilde e obediente 

Se quisermos ter força espiritual precisamos ser humildes e obedientes, estaremos prontos para atender os conselhos que o Senhor nos dá, dessa forma estaremos mais receptivos para ouvir os sussurros do Espírito e conseguiremos nos fortalecer e agir de forma adequada e prudente, não seremos confundidos nem abalados.

_“Esses três atributos estão intimamente inter-relacionados. Se você for humilde, desejará ser obediente. Se for obediente, sentirá o Espírito”. Disse o líder religioso Randy D. Funk._

Advertisement

A humildade cura o coração, ela faz você perceber que não está sempre certo e que para seguir pelo caminho de luz precisará da orientação do Senhor. A humildade regenera as deformidades de nosso coração e o transforma em um coração completo e cheio de amor a Deus e ao próximo!

Limpeza espiritual

Para termos um coração contrito é necessário que busquemos nas profundezas de nossa alma onde se encontra a escuridão, o medo. Precisamos estar dispostos a nos livrar de todos os males que nos aprisionam e nos colocam numa posição inferior, egoísta e mesquinha conosco e com o nosso próximo, pois se houver qualquer coisa que nos afaste do Senhor, deve ser por nós eliminado IMEDIATAMENTE e assim CORRIGIDO por atitudes de fé e virtude, as quais temos aprendido constantemente.

Essa limpeza talvez aconteça gradualmente, como uma mancha numa blusa branca, que você precisa esfregar muitas vezes, deixar de molho em água, sabão e cloro para que ela saia e a blusa novamente torne-se limpa, bonita e perfumada! Precisamos nos empenhar em retirar as manchas que nos cercam, que estão impregnadas em nosso caráter, porque sabemos que há sentimentos e atitudes que não são benéficos. Essa limpeza nos fará ter um coração mais sensível e atento às coisas do Senhor.

Pensamentos virtuosos

Nosso coração precisa estar limpo para ser contrito, isso requer uma atividade diária em ter e manter pensamentos positivos e virtuosos, pensamentos dignos, imbuídos de amor e serenidade, onde no fim do dia nossa consciência não pese de modo algum, pois ao encostar a cabeça ao travesseiro sabemos que tudo o que fizemos estava de acordo com a vontade do Senhor, ainda que seja difícil manter uma ação sempre positiva, mesmo diante dos problemas, devemos nos manter firmes nessa decisão.

Eu tive muitas experiências edificantes a partir do momento em que decidi estudar as escrituras. Lembro-me como hoje do primeiro dia que comecei a estudar. Parecia que estava lendo um livro em outra língua. Inicialmente eu não entendia muita coisa, naquela época eu nada conhecia sobre o Senhor e nunca havia sido incentivada a buscar por esta orientação tão MARAVILHOSA.Meu esposo, que na época era meu namorado, me incentivou a orar antes de estudá-las e então o verdadeiro MILAGRE ACONTECEU.Eu comecei a compreender as palavras e senti-me tão bem em todas as vezes que me dediquei a lê-las e me esforcei em todos os aspectos para cumpri-las. Passei a entender que muitas barreiras nós é que construímos e isso se refere à comunicação com o Senhor; se não tivermos esse coração contrito, não conseguiremos ter sensibilidade para compreender de forma verdadeira as considerações, e seus conselhos nos serão de difícil compreensão!

Advertisement

Proceder corretamente

O agir, proceder dignamente com todos e tudo a nossa volta, nos molda e nos purifica. Essas ações que nos elevam nos aproximam do Senhor e nos transformam de tal maneira que desejamos somente obedecer aos Seus mandamentos, porque sabemos, sentimos e experimentamos em nossa própria natureza que somos mais felizes quando colocamos nossa vida nas mãos do Criador e Redentor do mundo!

Arrepender-nos

É preciso que nos arrependamos de nossos erros, ofensas, de tudo o que fizemos de ruim para nós mesmos e para nossos irmãos, isso inclui todos a nossa volta, inclusive nossos familiares e amigos. Que deixemos as mágoas no passado e desejemos recomeçar com um coração limpo e isento de negatividade. Não é fechar os olhos para o que fizemos de ruim, mas buscarmos perdão para otratamento de nossa alma. Se há algo ainda do qual necessitamos nos arrepender, creio que não há melhor momento do que o AQUI e o AGORA__! Não deixemos para amanhã, porque amanhã pode ser muito tarde.

Não podemos desistir

O caminho será longo, mas neste mesmo caminho encontraremos paz e consolo quando adicionamos ao nosso coração a vontade de seguir o Senhor, de sermos mais parecidos com Ele, em graça, virtude, bondade, zelo e amor.

No futuro, quando fitarmos os olhos de nosso Salvador, ficaremos felizes por ter feito tudo para que nosso coração estivesse permanentemente CONTRITO__!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.