34 crianças vão parar na emergência todo dia por causa do mau uso do cotonete

Veja o que especialistas falam sobre o cotonete! Você vai mudar sua opinião.

Erika Strassburger

O hábito de limpar os ouvidos com cotonete, tão comum em tantos lares, não é inofensivo como pensamos.

Um artigo científico publicado recentemente no periódico The Journal of Pediatrics revela números alarmantes sobre lesões pediátricas provocadas pelo mau uso dos cotonetes. Estima-se que, entre 1990 e 2010, mais de 250 mil crianças e jovens foram tratados por lesões de ouvidos nos Estados Unidos. Atualmente, cerca de 34 crianças vão parar na emergência todos os dias por esse motivo.

Em torno de 70% das lesões ocorreram durante a limpeza do ouvido. Entre as demais, estão as provocadas enquanto as crianças estavam brincando com cotonete e por quedas enquanto havia uma haste inserida no ouvido.

Perigos reais

O mau uso ou acidente com um cotonete pode não apenas machucar a parede do ouvido e o tímpano, como ocasionar a sua perfuração e até mesmo a perda da audição.

Perda da proteção natural

O organismo produz cera por uma razão sábia: ela proporciona uma lubrificação natural do ouvido, além de protegê-lo contra a entrada de partículas de sujeira, poeira, grãos de areia – que ficam presos na cera caso adentrem o ouvido.

Advertisement

O organismo trata de, sem a nossa ajuda, eliminar o excesso de cera. Portanto, ao removê-la estamos retirando muito além do excesso, removemos a cera de que nosso ouvido ainda precisa. E o privamos, dessa forma, dessa proteção tão importante.

Segundo artigo da Exame, “quando a cera seca, cada movimento do maxilar, seja pela mastigação de alimentos ou pela conversa com amigos, ajuda a trazer a cera velha para fora pela abertura da orelha”.

O cotonete também empurra a cera e impede que ela saia naturalmente

Ao introduzir o cotonete no ouvido, a pessoa não está apenas removendo a sua proteção natural, mas empurrando a cera em direção ao tímpano, o que impede que o seu excesso saia naturalmente. Com o tempo, a cera acumulada seca e provoca diminuição da audição.

E se a cera não sair sozinha?

Segundo artigo publicado na Veja, cerca de 2% das pessoas (geralmente adultos) têm dificuldade de eliminar a cera sozinha. Neste caso, o correto é buscar um profissional de saúde para solucionar o problema.

Até onde podemos limpar?

Estamos “autorizados” a limpar apenas o que sai do canal do ouvido para fora. Então, o limite de “invasão” do canal pode ser determinado pelo alcance do dedo indicador. Mas não vale usar o dedo indicador de uma criança.

Advertisement

Dê adeus àquela mania de manter seus ouvidos (e o de seus filhos) perfeitamente limpos, ou de dar aquela coçadinha gostosa com o cotonete. O que parece tão bom, na verdade, está colocando sua saúde em risco.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.