Diretora vê aluno desesperado por perder dentinho e escreve certificado à Fada dos Dentes que está comovendo o mundo

O pai do garotinho ficou muito emocionado com o que ela fez por seu filho. Ele publicou o certificado no Twitter e, em pouco tempo, a história virou notícia.

Erika Strassburger

Quase no final do expediente, Ana María Méndez, diretora da Scuola Italiana de Montevidéu (Uruguai), viu de sua sala o pequeno Santiago correndo para o banheiro segurando algo cuidadosamente. Ela foi atrás para ver se ele precisava de ajuda.

Ele disse a ela que precisava lavar um dentinho que acabara de cair para que pudesse colocá-lo, à noite, embaixo do travesseiro para que a Fada dos Dentes viesse buscá-lo.

Ela orientou-o a lavar com cuidado, temendo que a pressão da água levasse o dentinho ralo abaixo. E, infelizmente, foi o que aconteceu.

Ela conta ao Wix o que veio a seguir: “Ele viu o dente caindo e ficou muito triste, logo pensou em como recuperá-lo. De repente, ele disse: ‘Ana Maria, podemos quebrar o encanamento?’. Expliquei que, infelizmente, a água já tinha levado o dente embora. Ele começou a chorar incontrolavelmente”.

Uma ideia brilhante

Ana María ficou consternada com a tristeza do menino e, para consolá-lo, teve uma brilhante ideia: escrever um documento oficial – com carimbos e assinaturas – destinado à Fada dos Dentes, testificando que aquele dentinho realmente existiu. Veja o que ela escreveu:

Advertisement

“Deixo registrado que o aluno Santiago perdeu um dente e, quando foi ao banheiro lavá-lo, o deixou cair pelo encanamento, sendo a diretora Ana Maria testemunha da existência do mesmo.

O presente certificado é emitido para todos os efeitos como uma forma de registrar o testemunho frente à Fada do Dente, já que Santiago deixará esta nota como prova debaixo de seu travesseiro esta noite.

Saudações cordiais”.

Advertisement

Ela não imaginava a repercussão que seu ofício teria

O pai do garotinho ficou muito emocionado com o que ela fez pelo seu filho. Ele publicou o ofício no Twitter e, em pouco tempo, a história virou notícia.

Nos dias seguintes, a escola recebeu várias mensagens de apoio e congratulação. A diretora diz ao Wix: “Nunca imaginei essa repercussão, porque, como professora, fazemos esse tipo de coisa com muita frequência. (…) São coisas que acontecem na escola e muitas vezes passam despercebidas pela comunidade”.

A diretora ressaltou o papel dos professores na educação emocional dos alunos: “Se essa repercussão tem algo de bom, é o fato de que eles [os pais] podem reivindicar o papel do professor como receptor emocional, coisa que se perdeu hoje em dia. Sinto que se perdeu o respeito pela profissão, e coisas assim são boas para resgatar essa outra faceta do professor, que é tão ou mais importante do que o ensino.”

Que a sensibilidade dessa docente inspire outros a também demonstrarem preocupação real com os sentimentos de seus alunos. Todo professor deixa marcas (ou cicatrizes) na vida de seus alunos. Santiago certamente terá uma linda recordação de sua diretora.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.