Abraçando o progresso: Corrigindo nossas fraquezas e tornando-as forças

O progresso acontecerá quando você se permitir moldar-se de tal forma que sua existência completa seja uma luz em destaque para todos aqueles que lhe observam, com atitudes transformadoras, conquistando a vitória por dominar nossas fraquezas.

Fernanda Ferraz

Todos têm fraquezas. Isso é algo que adicionamos à medida de nosso desenvolvimento na mortalidade. Às vezes, mantemos hábitos que nos fazem muito mal e temos consciência disso. Às vezes, temos vícios que abalam nossa relação com os familiares ou que gradualmente prejudicam nossa saúde, e isso é uma fraqueza de nossa parte. Algumas vezes, justificamos nossas ações e nos colocamos numa posição de autodefesa por não conseguirmos superar, porque determinadas fraquezas momentaneamente nos proporcionam prazer. Mas logo depois, sentimos pesar e tristeza por compreendermos que elas conseguem nos aprisionar e causar emboscadas, e por percebermos que estamos nos prejudicando e prejudicando a todos que nos amam de verdade, mas… Eu vou mostrar-lhe que você pode superar suas próprias fraquezas e torná-las em FORÇA!

Desde criança, considero-me uma pessoa forte, mas só pude compreender isso quando adulta. Não que a vida não tenha me pregado peças ou não tenha sofrido as influências mortais desse mundo. Eu as senti como qualquer outra pessoa, mas sempre segui meus objetivos e sonhos, mesmo que derramasse em mim mesma gotas de suor e “sangue” para me tornar alguém melhor.Este é o objetivo da vida: através das dores e testes, tornar você alguém mais forte.

Ainda muito criança, tive de lidar com situações e experiências dolorosas e difíceis, na minha fase de adolescente também. E agora, na fase mais madura de todas, creio que tenho lidado com situações ainda mais difíceis, porém algo reconfortante é que eu sei que posso suportá-las e vencê-las com paciência, fé, humildade e convicção.

As fraquezas de nossa alma podem se tornar um grande peso em nossa vida, trazendo-nos dor, problemas e sequelas irreparáveis. E ninguém deseja essas coisas, por isso o autocontrole sobre essas fraquezas sempre será fundamental.

Que tipos de fraquezas existem?

  • Medo dominador.

    Advertisement
  • Orgulho ou falta de humildade.

  • Inveja.

  • Mau humor.

  • Raiva.

  • Ódio.

    Advertisement
  • Vícios de qualquer tipo que o dominam e o controlam.

  • A falta de perdão.

  • Adultério.

  • Traição.

  • E qualquer desejo ruim que estejamos permitindo existir em nosso coração.

    Advertisement

A lista pode ser até gigantesca, mas não iremos nos ater aos problemas, mas sim focar nas soluções!

Um defensor da família chamado Dieter F. Uchtdorf disse:_“Mesmo que achemos que não conseguimos nos levantar — ainda há esperança”._

Sempre haverá chances de nos reerguermos e sairmos do buraco em que nos encontramos, de sairmos do caminho dos vícios, dos medos ou dos sentimentos negativos que incluem nossas fraquezas humanas, se somente desejarmos nos libertar do que nos aprisiona e nos prejudica.

Dieter F. Uchtdorf ainda disse que muitas vezes “(…) Remamos com força, contra a corrente, conduzindo nosso barco incessantemente para o passado”.

Quando vivemos nos erros de nosso passado, não nos perdoando, acabamos por dar força a nossas fraquezas, torturamo-nos pelos erros que cometemos, e isso não é se libertar e superar. Não podemos desanimar em busca de melhorarmos nossas imperfeições e fraquezas, precisamos ter ESPERANÇA e acreditar, ter fé em nosso próprio potencial de melhorar e vencer! Precisamos nos dar a oportunidade de vencer e prosseguir!

Advertisement

Isso envolve esforço e disciplina

Buscar um horizonte mais bonito e positivo, mudar amizades, hábitos e costumes que percebemos nos prejudicar. É preciso que façamos diariamente uma autoavaliação de nossa conduta diária, para verificarmos onde estamos acertando, onde estamos errando e no que podemos e como podemos melhorar.

Cometeremos erros ao longo do caminho, mas isso não significa que temos que permanecer com eles para o resto da vida. Se não nos conformarmos com nossas fraquezas, podemos superá-las e buscar melhorar com os testes da vida.

__“(…) nosso destino não é determinado pelo número de vezes que caímos, mas pelo número de vezes que nos levantamos, sacudimos a poeira e seguimos em frente”. (Dieter F. Uchtdorf)

Incentivo a andar na luz

Creio que para toda ferida existe um remédio, um bálsamo curador que primeiro liberta, ameniza a dor e por fim a cura e a cicatriza. Quando andamos na Luz de Cristo, conseguimos enxergar essa transformação em nossa vida, compreendemos que a tortura e o tormento não têm lugar em nosso caráter, somos conscientizados espiritualmente que as fraquezas existem e sempre existirão para que saibamos onde resgatar nossas forças, para sabermos onde podemos buscar ajuda e conforto. Caminhando na luz, as fraquezas vão sendo diminuídas e começamos a entender que fé, esperança e determinação são fontes básicas para eliminar qualquer fraqueza em nosso caráter ou em nossos maus hábitos.

Podemos aprender algo com cada fracasso e, como resultado, tornar-nos melhores e mais felizes

Advertisement

Certamente, aprenderemos com os tombos que levarmos. Nossas fraquezas talvez já nos tenham levado por caminhos perigosos, talvez tenham nos maltratado, ferido e causado grandes perdas. Porém, quando aprendemos a reconhecê-las e determinamos em nosso coração não repetir esses erros e buscar sermos fortalecidos em tudo o que é virtuoso, honrável, digno de ser seguido, como os lindos exemplos do Salvador e Redentor do mundo, sabemos que essas fraquezas não serão jamais novamente fraquezas, pois compreendemos que não podemos nem devemos repeti-las, a fim de que o aprendizado que possuímos delas nos torne pessoas bem melhores e mais felizes; não por tê-las vivido ou dado lugar a elas, mas por ter a certeza vívida de que somos uma pessoa bem diferente, uma pessoa renovada, transformada, com brilho, luz, fé e verdadeira alegria, pois não somos mais tolos para sermos enganados e cedermos aos encantos ilusórios e passageiros ou de coisas que nos desvirtuarão, e sim somos pessoas iluminadas e temos o desejo sincero de uma mudança real e constante.

Finalizando, quero dizer que você saberá que está sendo forte quando passar por cima de suas fraquezas e disser a elas quando as encontrar: “Aqui em mim, você não tem lugar, sou melhor do que isso!”Com certeza, aí você verá que sua fraqueza tornou-se FORÇA!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.