O que Jesus Cristo nos ensina sobre ser um bom amigo

06 maneiras para reconhecer um bom amigo. 03 maneiras de termos inimizades . Podemos ser e ter amigos verdadeiros mesmo no mundo atual.

27,684 views   |   215 shares
  • A amizade possui o encontro de almas preciosas. Amigo é aquele que serve, e não aquele que é servido, é aquele que busca o bem-estar do outro e usa de seu conhecimento para apoiar, e não para condenar.

  • Nosso maior amigo é Jesus Cristo. Durante toda a Sua vida, Ele foi e continua sendo amigo, mesmo de pessoas que cometiam muitos erros. Muitas das passagens das escrituras mostram claramente sua preocupação com o ser, e não com o que os outros comentavam ou condenavam nas pessoas. (João 8: 3-11)

  • Jesus demonstra sua compaixão, amizade e amor quando ajuda seu amigo Lázaro. Um lindo relato, no qual se encontra uma verdadeira amizade. (João 11: 32-44)

  • Outro lindo exemplo de amizade é a de Jesus com João Batista. Durante o Seu batismo, vemos a humildade de ambos, e também que a obediência às leis e mandamentos toca o coração puro.

  • Após esse acontecimento, há as bodas de Caná da Galileia, onde Jesus encontra mais amigos e realiza a transformação da água em vinho. Em todo o tempo, vemos nos relatos da Bíblia que Jesus tinha amigos onde estava. Ele ajudava, ensinava, servia, e mais do que isso: deu Sua vida por todos nós. Que maior amor um amigo pode demonstrar do que este: ter pagado por meus pecados e os de todas as pessoas? Mas como retribuímos essa amizade?

  • Relembrando sobre a amizade do nosso Mestre e Rei Jesus Cristo, nosso Salvador, posso enumerar algumas qualidades de um bom amigo:

    1. Conhece-nos: conhece-nos, sabe nosso nome, sabe onde moramos, do que gostamos, o que não apreciamos nos nossos hábitos e conhece nosso modo de ser.

    2. Preocupa-se: visita constantemente, mantém contato mesmo quando não pode estar pessoalmente. (Hoje em dia, o mundo virtual aproxima muito mais os amigos.)

    3. Demonstra interesse: aquele que se importa, envia mensagens, busca saber como está e ajuda em tudo o que precisar.

    4. Fiel: mostra lealdade, ética familiar, ajuda em seu crescimento, possui um coração puro, tem boas palavras, bom comportamento.

    5. Caridade: fortalece em todos os momentos, não participa de calúnias, de fofocas, não mancha a vida de seus amigos, proporciona a ajuda necessária.

    6. Ouve: um bom amigo sabe escutar, não julga, não comenta, não é curioso nem usa do que escuta para difamar. O amigo demonstra amor todo o tempo.

  • Advertisement
  • Um amigo usa de honestidade conosco o tempo todo, mesmo que isso não nos agrade. A verdadeira amizade enriquece o mais pobre e cura o mais enfermo.

  • Também podemos nos cuidar em não sermos inimigos da justiça, perseguidores da verdade e maldosos, cuidando-nos do que destrói uma amizade:

  • Curiosidade e indiscrição somente promovem a destruição de amizades

    • Difamação

    • Falta de interesse em ajudar e apoiar nos momentos de dificuldades

  • Aprendi com o estudo da Bíblia, que o homem que não é amigo participa de contendas e promove difamações para separar os que são amigos. (Provérbios 10)

  • Muitas vezes, um vizinho é mais amigo do que o nosso próprio irmão. Podemos deixar que a amizade cresça dentro de nossos corações, quando demonstramos amor ao próximo, e isso somente ocorre quando conhecemos as pessoas, e é por isso o Senhor permite que tenhamos oportunidades para servir. Assim, compreendo por que há pessoas em necessidade física, espiritual, moral, financeira ou de saúde, porque assim temos o privilégio de sermos amigos como o nosso Mestre foi e é. Quando a um amigo fazemos, ao Senhor fazemos, e quando não fazemos, é o Senhor que deixamos de lado.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.

O que Jesus Cristo nos ensina sobre ser um bom amigo

06 maneiras para reconhecer um bom amigo. 03 maneiras de termos inimizades . Podemos ser e ter amigos verdadeiros mesmo no mundo atual.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr