4 dicas para acabar imediatamente com o mau humor

Para melhorar o humor instantaneamente tente uma destas 4 coisas.

Michele Coronetti

Existem dias em que o mau humor resolve tomar conta. Se a própria pessoa não se suporta que dirá dos que são obrigados a estar à sua volta. É realmente cansativo ter que tolerar este tipo de comportamento.

No entendimento de algumas pessoas o isolamento é a única solução, o que na verdade pode piorar ainda mais o quadro negativo. Confira aqui algumas soluções imediatas para acabar com o mau humor e melhorar a maneira de ver a vida com mais positividade:

1. Comer algo que gosta

Para espantar o mau humor do momento nada melhor que buscar um alimento preferido. É o remédio perfeito! Alguns escolherão uma barra de chocolate, outros um prato doce ou ainda algo salgado, de preferência uma fritura. Há explicação científica para a melhora imediata do humor. Esses alimentos contêm naturalmente substâncias semelhantes aos remédios antidepressivos. O chocolate, por exemplo, se torna semelhante ao ácido valproico, medicamento utilizado para suavizar mudanças de humor em pacientes com doenças psicológicas. Claro que ele não substitui o remédio controlado, mas para alguém que não está em um dos seus melhores dias e que não tem uma receita médica é uma ótima pedida. No caso dos alimentos salgados, como uma coxinha, pizza ou batata frita, existe a substância serotonina que eleva os sentimentos de bem-estar.

2. Fazer uma atividade física

Sair para caminhar, pedalar, jogar uma partida de futebol ou algo que goste e que movimente o corpo também ajuda a melhorar o humor quase que instantaneamente. O organismo libera a betaendorfina e a sensação de prazer equilibra o humor. Mesmo que o dia esteja repleto de compromissos, separar ao menos 15 minutos para uma prática esportiva na hora do almoço já ajuda.

3. Escute música

Ouvir música traz benefícios para o humor e mente da pessoa. Algumas são especialmente tranquilizadoras e outras verdadeiros estímulos para o sorrir. A ciência já comprovou o poder da música para alterar o comportamento dos seus ouvintes. Em épocas de guerra e dificuldades, hinos cheios de coragem eram entoados pelos combatentes. Para quem pratica exercícios aeróbicos, o poder do ritmo da música influencia diretamente na convicção de ir até o fim. Dependendo da intensidade do mau humor a pessoa saberá exatamente qual música precisa ouvir, de acordo com seu gosto e estilo, e a melhora positiva virá em seguida.

Advertisement

4. Passe um tempo com um animal de estimação

Estudos comprovam que ter ou passar um tempo com um animal de estimação ajuda a melhorar significativamente o humor. A companhia e o sentimento positivo que é gerado no ser humano faz qualquer mau humor se dissipar. Mesmo que a pessoa não tenha adotado um pet, passar um tempo com um cão, gato ou outro animalzinho de um amigo ou vizinho é suficiente para alterar o estado estressado ou ansioso e amenizar os sentimentos negativos.

Há muitas outras formas de melhorar o humor. Estas quatro garantem uma melhora rápida e eficiente. Permanecer com um humor positivo aumenta a capacidade de produção, melhora os relacionamentos, amplia a expectativa de vida, reduz o envelhecimento precoce e evita doenças.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.