Lencinhos umedecidos para limpar bebês são retirados do mercado por serem nocivos e perigosos

As mamães modernas não imaginam a vida sem lenços umedecidos. No entanto, um estudo científico relatou sérios problemas para a saúde após seu uso, especialmente em meninas.

758,296 views   |   2,754 shares
  • Servem para tudo. Não só para limpar o bumbum do bebê, mas para ter à mão e levar na bolsa em caso de uma dessas "emergências" que as mães têm com seus filhos. Na minha opinião, o melhor uso dos lencinhos agora que meus filhos já não usam mais fraldas, é para limpar o resto de doce ou melado que ficam em suas mãos quando não tenho uma torneira com água por perto. No entanto, é importante saber que o uso regular deste produto apresenta graves riscos de saúde.

  • Um estudo revelador

  • De acordo com a NBC, a professora e doutora em dermatologia da Universidade de Connecticut, Mary Wu Chang, realizou um estudo no qual foi revelado o perigo que o uso diário de lenços umedecidos esconde. Em sua pesquisa, a profissional ressaltou que encontrou pelo menos 6 crianças com uma alergia rara, que mais tarde provou ser devido ao uso de um tipo de lenço umedecido.

  • Certas marcas de lencinhos nos Estados Unidos foram retiradas do mercado, de acordo com o WebMD, pelos seus próprios fabricantes devido à presença de mofo nas mesmas, tornando-as um perigo para os bebês.

  • A mesma fonte também notifica o UPC (número de criação do produto ou código de barras) dos lenços umedecidos que foram encontrados contaminados especificamente. Para saber se você tem algum destes lenços em seu lar clique aqui.

  • Outros riscos graves de usar os lencinhos umedecidos

  • O uso de determinados tipos de lencinhos pode provocar diferentes condições, de acordo com os ingredientes que possuem. Segundo relatado pelo portal Conasi, todos os lugares da pele que tenham estado em contato com os lencinhos podem desenvolver dermatite alérgica e sinéquias valvulares nas meninas (o que significa a aderência dos lábios menores da vulva um ao outro). Inclusive, minha pediatra comentou comigo há um tempo atrás que o número de sinéquias em meninas tem aumentado nos últimos anos.

  • Advertisement
  • Um produto necessário, mas que precisa ser utilizado com muita cautela

  • Já venho ouvindo faz um tempo que os lenços umedecidos contêm grandes quantidades de diversos químicos que, em contato com a pele do bebê, pode produzir algum tipo de alergia ou eczema. No meu caso, cada vez que eu limpava o bumbum dos meus bebês, eu sempre passava um algodão com óleo calcário em seguida. É extremamente recomendado faz muitos anos já que o pH deste produto é ligeiramente alcalino, protegendo a pele do bebê. Claro, eu sempre usava os lenços umedecidos para limpar primeiro, pois era mais prático do que o óleo e algodão quando estava fora de casa. No entanto, as irritações e dermatite sempre apareciam.

  • Um conservante é o culpado

  • De acordo com a Doutora Wu Chang, o culpado da dermatite é um conservante. Segundo o site da Academia Americana de Pediatria, é o conservante metilisotiazolinona (MI), que é utilizado em uma grande variedade de produtos para o cuidado pessoal, cosméticos e para o lar. No estudo foi descoberto que nos lenços umedecidos ele era utilizado em uma fórmula em combinação com outro conservante chamado metilcloroisotiazolinona, ou MCI. Com o tempo, foi descoberto que esta combinação era a causa clara de reações alérgicas na pele, de modo que os regulamentos das instituições de saúde fizeram que as empresas parassem de combinar este produto.

  • Como resultado, os fabricantes recorreram ao MI como o único conservante, com base na crença de que era menos provável provocar uma reação alérgica. No entanto, como foi mencionado no estudo, ocorreu um aumento na concentração desse componente e o número de casos de alergias, dermatite e irritações na pele aumentou.

  • Então, eu deveria parar de usar lencinhos umedecidos?

  • Se você não puder parar de usar os lenços umedecidos porque eles parecem ser um aliado fundamental na hora da limpeza do seu bebê, ou ao sair de casa, você deve prestar atenção nos componentes que esses lenços contêm. Escolha aquelas marcas que não contenham o conservante mencionado na pesquisa, assim como a menor quantidade possível de químicos. Mesmo assim, tente usá-los apenas raramente ou em casos de emergência. Pessoalmente, como mãe, eu recomendo não usá-los na pele do rosto do seu bebê, já que é uma área muito delicada.

  • Em casa, lave o bumbum do bebê com água e sabonete neutro e aplique óleo calcário ou o creme específico que o seu pediatra tenha recomendado para evitar assaduras. Sempre é recomendável utilizar os produtos mais naturais possíveis na hora da higiene e cuidados pessoais do seu bebê. E você? Usa lencinhos umedecidos todos os dias?

  • Advertisement
  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Sacan del mercado toallitas húmedas para limpiar a los bebés por resultar nocivas y peligrosas

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.

Lencinhos umedecidos para limpar bebês são retirados do mercado por serem nocivos e perigosos

As mamães modernas não imaginam a vida sem lenços umedecidos. No entanto, um estudo científico relatou sérios problemas para a saúde após seu uso, especialmente em meninas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr