5 alimentos que NUNCA devem ser levados ao micro-ondas

Pimenta e vegetais são dois deles! Cuidado!

Stael Ferreira Pedrosa

Usar o micro-ondas se tornou um hábito. A maioria das casas tem o eletrodoméstico e o usa desde para aquecer água e outras bebidas, fazer pipocas, até cozinhar. Também serve para desinfetar esponjas e outros utensílios de cozinha, aquecer tecidos para tirar manchas, descascar castanhas, amolecer maquiagem ressecada, descristalizar mel e etc., etc. e etc.

São muitas as utilidades do aparelho. No entanto, as pessoas se esquecem de que nem todo vasilhame e nem todos os alimentos são compatíveis com micro-ondas. Alguns cuidados nesse aspecto devem ser considerados, tanto quanto à integridade do alimento quanto dos vasilhames que podem contaminar alimentos ou danificar o micro-ondas.

5 alimentos que jamais devem ser levados ao micro-ondas ainda que por pouco tempo

1. Ovos com casca

A parte interna do ovo esquenta rapidamente e se expande, como não tem para onde expandir, os ovos explodem, causando sujeira e pode ter certeza que será muito difícil de limpar.

2. Leite materno

Devido à sua composição, ele não se aquece de maneira homogênea, criando pontos com alta temperatura, enquanto outros permanecem frios ou mornos, o que certamente causará queimaduras na boca do bebê. Além disso, esse método de aquecimento pode destruir proteínas presentes no leite. O melhor é aquecer mesmo em banho-maria no fogão.

3. Pimenta

Além do risco de pegar fogo, por ser um alimento encontrado mais comumente seco, o fogo faz a pimenta liberar uma substância irritante da garganta e dos olhos.

Advertisement

4. Frutas desidratadas ou congeladas

O descongelamento de frutas no micro-ondas converte os açúcares presentes nestes alimentos em substâncias cancerígenas. Além disso, elas encolhem, enrugam, danificando sua textura. O melhor é descongelá-las na geladeira ou em temperatura ambiente.

Já as frutas desidratadas como a uva passa ou outras do tipo “passa”, podem explodir ou pegar fogo.

5. Vegetais como brócolis e cenoura

O brócolis é um dos alimentos para o qual o micro-ondas é contraindicado. Quando cozido no fogão, os brócolis perdem cerca de 11% dos nutrientes, já no micro-ondas chegam a perder 97%.

A cenoura, devido à presença de ferro, selênio e magnésio não deve ser levada ao micro-ondas. Sem a água para o cozimento, mas somente com o calor, os minerais presentes na cenoura se transformam em metais e provocam faíscas.

Vasilhames que não devem ir ao micro-ondas

1. De metal

Ou que contenha metal. Lembre-se, micro-ondas e metal não combinam. Isso vale também para louças ou cerâmicas com pintura em ouro (ouro é metal), vasilhames de alumínio, embalagens que tenham alumínio e o próprio papel alumínio.

Advertisement

2. De plástico

Quando aquecidos, a maioria dos plásticos libera os famigerados “bisfenóis”, que são cancerígenos por conterem uma substância tóxica. Isso também serve para as mamadeiras.

3. De papel

O papel toalha ainda pode ser usado no preparo de alguns alimentos, mas, evite sacos de papel como os de pão e principalmente se houver desenhos impressos. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, eles pegam fogo e a tinta dos desenhos, quando queimada, se torna veneno para o ser humano.

4. Embalagens “longa vida”

Embora não aparente, elas trazem revestimento de alumínio na parte interna. Podem incendiar-se, o mesmo se aplica às embalagens de delivery de comida, como chinesa, pizzas, etc. O resultado é fogo dentro do micro-ondas.

Cuidados com a água e o “nada”

A água não deve ser fervida no micro-ondas, pois também pode “explodir”. E, como última dica, jamais ligue seu micro-ondas sem nada dentro. Não tendo “alvo” para as micro-ondas, elas destroem o próprio aparelho.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.