Cuidados com a esponja de cozinha

Saiba como limpar a esponja de cozinha, aumentar a durabilidade e evitar contaminação.

Shana Padilha

A esponja de pia, como muitas pessoas costumam falar, é um objeto muito pequeno, mas pode ser uma grande vilã para a saúde de toda a família.

Uma esponja pode ter milhões de bactérias e fungos. Saiba como limpar a esponja de cozinha, aumentar a durabilidade e evitar contaminação.

Dar uma atenção especial para esse utensílio faz toda a diferença na cozinha de qualquer lugar: casa, restaurante, hospital, escola, lanchonetes. As esponjas necessitam de um cuidado especial com a sua limpeza.

A esponja é o objeto que fica em contato com os fungos e bactérias da pia, se não for limpa corretamente ela acaba contaminando os objetos que tem contato.

Qual o tempo ideal de uso de uma esponja?

O tempo vai depender da frequência de uso, mas normalmente sabemos quando está na hora de trocar.

Advertisement

O biomédico Roberto Martins, conhecido também como o Dr. Bactéria, disse que uma esponja pode ser mantida em uso por até uma semana, desde que limpa da forma correta. Outros especialistas informaram que pode ser por quinze dias.

Como ela deve ser limpa?

Existem várias formas de manter a esponja limpa.

  • Lave bem a esponja com água corrente e sabão. Coloque a esponja limpa dentro de uma panela que a água já esteja fervendo por dois minutos, e deixe a esponja na água fervendo por dez minutos.

  • Lave a esponja com agua corrente e sabão. Deixe a esponja um pouco úmida, enrole em um papel toalha, coloque dentro de um pires e leve ao micro-ondas por dois minutos em temperatura máxima, e veja o material da esponja.

  • Lave bem a esponja água corrente e sabão. Coloque a esponja mergulhada por quinze minutos em água sanitária. Depois deixe secar.

    Advertisement

Depois de colocar a esponja para secar, guarde-a em um lugar seco. A limpeza dessa esponja pode salvar a sua família de uma virose generalizada, que muitas vezes não sabemos de onde vem.

Outra dica

Evite lavar a tábua que cortou a carne com a esponja.

O hábito de higienizar a esponja pode aumentar a saúde da sua família.

Toma un momento para compartir ...

Shana Padilha

Cursando Licenciatura em Pedagogia. “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original. ” (Albert Einstein)