Vale a pena se casar hoje em dia?

A maioria das mulheres e muitos homens, mais cedo ou mais tarde, tem o desejo de se casarem. A pergunta é: vale a pena?

Luiz Higino Polito

Vi muitos sites e blogs na internet, depois que decidi escrever sobre este assunto. Eu já tinha minha opinião, mas queria ver o que outras pessoas pensavam e diziam sobre isso. As opiniões variam muito, porém, fiquei surpreso porque encontrei muito mais gente favorável ao casamento do que eu pensava!

Algumas opiniões vale a pena colocar aqui, de forma resumida: “Se você está em dúvida se vale a pena se casar, você ainda não está preparado para tal”. Outra opinião, desta vez irônica: “Quando você tiver 60 anos, e não tiver se casado, você será muito bem cuidado por seus gatos e cachorros, quando necessitar de assistência”. Mais uma opinião: “Se encontrar a pessoa certa, case. Se não, não case”.

Casar ou não casar?

Casamento é a decisão mais importante que alguém pode tomar, no que diz respeito ao seu futuro a longo prazo. Se um homem deixar para se casar muito tarde, mesmo tendo chances, vai ficando mais difícil, porque a tendência é que o homem fique cada vez mais exigente e rabugento quanto mais velho fica. Isso vale também para algumas mulheres. Há exceções, claro.

Casar cedo demais, também, não é boa ideia, porque nós mudamos em muitas coisas, quando amadurecemos. O ideal é não casar nem cedo demais e nem deixar para muito tarde.

Responsabilidades no casamento

Casamento implica em muita responsabilidade, por isso deve ser pensado com muito cuidado. Quanto mais “improvisado”, “desesperado” ou apressado for, menos chance de ser bem-sucedido; as separações e os divórcios estão se tornando “fifty/fifty”, ou seja, mais ou menos 50% dos casamentos terminam em separação ou divórcio. Então, vale a pena correr o risco?

Advertisement

Quando vale a pena se casar?

  • Vale a pena se casar se você já for amadurecido o suficiente e souber o que está fazendo.

  • Vale a pena se casar se você encontrar alguém com quem você sinta que sem esse alguém você não conseguirá ser feliz, e se você se sentir amado(a) também.

  • Vale a pena se casar se você estiver disposto mesmo a fazer alguém feliz e não somente casar porque você quer ser feliz.

  • Vale a pena se casar se você estiver comprometido de verdade a enfrentar desafios, disposto a trabalhar bastante para que o relacionamento dê certo e disposto a ceder, muitas vezes, pelo bem maior do relacionamento.

  • Vale a pena se casar porque a solidão, no inverno da vida, é muito difícil de ser suportada.

    Advertisement
  • Vale a pena se casar mesmo que termine em separação, porque o aprendizado que se tem num casamento não se adquire em nenhuma escola, por melhor que seja.

  • Vale a pena se casar porque você estará a salvo de muitos perigos, tais como relacionamentos com pessoas com DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), por exemplo – se vocês dois forem fiéis um ao outro, é claro.

  • Vale a pena se casar porque a cumplicidade, o companheirismo, o prazer de ter alguém que você ama sempre por perto vale qualquer sacrifício.

  • Vale a pena se casar porque se vierem os filhos, (ou se os filhos forem adotados), trarão um tipo de realização que você não encontrará em carreira nenhuma. Ouvir uma criança chamar você de “pai” ou “mãe” pela primeira vez não tem preço! Ver um bebê sorrir pela primeira vez, vê-lo depois ir crescendo e aprender a andar, aprender a falar, traz uma alegria tão grande que é impossível descrever.

  • Vale a pena se casar porque você aprenderá a amar alguém (seu cônjuge) e seus filhos (se vierem) mais do que você ama a você mesmo!

    Advertisement
  • Vale a pena se casar apesar dos riscos de separação, das inevitáveis brigas, das muitas contas a pagar no dia a dia, da necessidade de ceder tantas vezes, dos sustos e preocupações que os filhos nos dão tantas vezes, porque tudo isso nos traz um crescimento interno e experiência de vida que não se obtém de nenhuma outra forma.

  • Vale a pena se casar porque depois que seus filhos crescerem, poderão vir os netos. Eu, que nunca tive pressa e nem a expectativa de ser avô, hoje tenho nos meus 4 netos uma alegria que nunca pensei ter. Porque neto você não precisa educar (nas situações ideais), como você tem de educar seus filhos, então, neto é só alegria… Difícil alguém não ter boas lembranças de seus avôs, não é?

  • Vale a pena se casar porque a vida é eterna (essa é a minha fé), e os (bons) laços que criarmos aqui poderão durar por toda a eternidade.

Enfim,

Se você for amadurecido, encontrar uma pessoa com quem deseja passar o resto de sua vida, estiver disposto a fazer alguém feliz, talvez tenha mesmo chegado a sua vez! Não fuja e nem resista: case-se. A vida passa rápido demais! Eu sou casado há mais de 32 anos, tenho 3 filhos e 4 netos e sou feliz em meu casamento. Passamos por dificuldades financeiras terríveis em algumas fases dessa trajetória de mais de 3 décadas. Sofremos acidentes, roubos, sustos enormes com filhos, e tantos outros desafios. A alegria, o amor, o companheirismo, o aprendizado, as realizações, porém, compensaram e compensam totalmente os desafios dessa grande aventura que é o casamento.

Advertisement

Você ainda está em dúvida se vale a pena casar?

  • Talvez você ainda não esteja “maduro(a)” o suficiente. As mulheres amadurecem bem mais rápido do que os homens, normalmente.

  • Talvez você precise se preparar melhor, estudar um pouco, escolher uma carreira primeiro, ter pelo menos uma boa perspectiva no trabalho para não passarem necessidades.

  • Talvez você já tenha sido casado e não foi feliz no casamento, e guarda muitas mágoas.

O casamento, porém, ainda é e será uma das maiores chances que alguém tem de ser feliz e de se realizar plenamente como pessoa.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!