4 passos para desenvolver mansidão de coração

A mansidão é um dos atributos divinos, um homem e uma mulher que desenvolvem esse atributo são capazes de tirar o furor do coração dos homens e receber tranquilidade, serenidade e paz, além de viver em harmonia...

8,861 views   |   63 shares
  • Existiu um momento em minha vida em que eu estava muito preocupada com minha situação econômica; estava sem um emprego, morava de favor na casa de uma tia materna, vivia completamente no ciclo vicioso da pobreza, sem esperança e fé. Eu tinha tantas interrogações, que tudo aquilo estava tirando minha paz, fazendo uma grande confusão em minha mente.

  • Lembro-me de que nesse período, saía de casa por volta das nove horas da manhã, com muita pressa, andava até o bairro vizinho, pois precisava pegar um ônibus. O motivo de andar até lá? Estava apenas com uma passagem e não havia a possibilidade de pegar dois ônibus. Exatamente nessa manhã que prometia ser muito exaustiva, aprendi uma grande lição, lição essa que me modificou e mostrou-me a importância de um atributo especial na vida.

  • Com toda aquela pressa, cometi uma imprudência, atravessei a rua sem olhar para o sinal. Lembro-me de ouvir carros buzinando, e uma grande confusão estava feita. Um senhor em uma moto com o rosto vermelho e olhar raivoso gritava comigo, percebi que tudo que estava acontecendo era culpa minha. Aquele senhor estava suado, vermelho, cheio de ira a ponto de me agredir, lembro-me que olhei para os olhos daquele homem, com voz tremula, porém cheia de coragem e disse: "Desculpe, moço! Não queria lhe machucar ou magoar". Aquele senhor, com o rosto irado, mudou o tom de voz, seu rosto havia se transformado, e com um olhar manso me respondeu dizendo: "Minha filha, vá em paz, não foi nada, esqueça tudo isso e tenha mais cuidado".

  • As palavras daquele homem, que antes eram tão rudes e más, transformaram-se em doces e suaves palavras. Nunca me esqueci daquele acontecimento, nunca vi novamente aquele homem nem sei se reconheceria caso me deparasse com ele, porém a lição que aprendi, levarei comigo por toda a minha vida.

  • Percebi que naquele período da minha vida, precisava desenvolver mansidão, porque um homem não pode ter fé e esperança sem que seja humilde e manso, palavras de Morôni, antigo habitante das Américas (Morôni 7). Eu estava sem fé e esperança de um futuro melhor, havia deixado por um momento os desafios da vida encherem meu coração de raiva e revolta. Embora com minha vida religiosa na igreja, havia esquecido naquele período desse importante atributo de Cristo: a mansidão

  • O principal objetivo deste artigo é mostrar quatro passos para desenvolver a mansidão de coração. Vamos juntos lembrar desse atributo? Pois bem, a palavra mansidão vem da palavra latina mansu e significa serenidade, tranquilidade. (Minidicionário Larousse). No dicionário informal.com diz que mansidão "é o estado de espírito de alguém que tem controle e domínio sobre seu temperamento e atitude; é calma paciente, controle da situação; domínio próprio."

  • Advertisement
  • Cada um tem a capacidade de desenvolver esse atributo. Aqueles que o possuem têm maior sucesso na vida social e sentem constante paz de espírito. De acordo com o Apóstolo Paulo, na Bíblia sagrada, mansidão é um fruto do Espírito.

  • Ulisses Soares, contador, auditor e líder religioso, no seu discurso intitulado "Ser Manso e Humilde de coração" relata quatro passos de como desenvolver essa mansidão. Logo no início de seu discurso, ele explica que "Aqueles que possuem esse atributo são meigos, amáveis e dispostos a seguir Jesus Cristo, e seu temperamento é calmo, dócil, tolerante e submisso."

  • Quatro passos para desenvolver a mansidão de coração

  • 1. Primeira coisa que devemos saber para desenvolver a mansidão é:

  • desejar de coração ser melhor a cada dia, agir com respeito

  • “Dia após dia, precisamos tentar ser melhores do que no dia anterior, ao prosseguirmos nesse processo.” (Ulisses Soares)

  • 2. O segundo passo é: controlar o temperamento

  • “Outro passo importante para nos tornarmos mansos é aprender a controlar nosso temperamento. Como o homem natural habita dentro de cada um de nós e como vivemos num mundo cheio de pressões, o controle de nosso temperamento pode se tornar um dos desafios de nossa vida. Pensem um instante em como reagem quando alguém não faz o que vocês desejam no momento em que vocês querem. E quando as pessoas discordam de suas ideias, mesmo que vocês estejam absolutamente seguros de que elas são a solução do problema? E qual é sua reação quando alguém os ofende, critica seus esforços ou é simplesmente rude por estar de mau humor?” (Ulisses Soares)

  • 3. O terceiro passo para mansidão é: ser humilde

  • “Os humildes são mansos e têm a capacidade de influenciar outros a serem humildes também”. (Ulisses Soares). Muitas pessoas confundem a humildade com a pobreza, ser humilde é muito diferente de ser pobre ou rico, uma pessoa humilde pode ser rica ou pobre. Humildes são pessoas ensináveis, e modesto significa singelo.

  • Advertisement
  • 4. O quarto passo é aprender a controlar nossas reações

  • Quando formos insultados, precisamos respirar fundo, controlar nosso temperamento e o desejo de revidar. Assim, estaremos nos qualificando para ter conosco o dom da mansidão. Lembra do que aconteceu comigo na história que contei no início do artigo? “Controlando nossas reações, sendo calmos e comedidos, evitando contendas, começamos a nos qualificar para obter o dom da mansidão”. (Ulisses Soares)

  • Sou grata por sua paciência ao ler este artigo e desejo boa sorte na sua constante luta para desenvolver a mansidão. Acredito firmemente que você vai conseguir, e assim desfrutar da paz de espírito e calmaria advinda desse atributo.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

4 passos para desenvolver mansidão de coração

A mansidão é um dos atributos divinos, um homem e uma mulher que desenvolvem esse atributo são capazes de tirar o furor do coração dos homens e receber tranquilidade, serenidade e paz, além de viver em harmonia...
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr