Princesa Charlotte chegou aos dois anos e as BIRRAS começaram: o que fazer quando isso acontece?

Quem nunca passou vergonha com filhos fazendo birra? Tem alguma maneira de evitar que isso aconteça? Como se comunicar com uma criança que está fazendo birra?

Luiz Higino Polito

Nobres e plebeus se igualam em algumas coisas, como vimos com a princesa Charlotte…

Todos nós já vimos esta cena numa rua ou supermercado: uma criança deitada no chão, gritando, e os pais sem saberem o que fazer para acalmá-la, tentando de tudo para fazer a criança se acalmar e parar de gritar.

O que é “BIRRA”

De acordo com uma reportagem da Revista VIX, que fala sobre a birra da Princesa Charlotte, é dito que “Segundo psicólogos e neuropediatras, a “adolescência do bebê” (que vai de um ano e meio até 3 anos de idade), “corresponde a uma desorganização neurológica e – para a alegria dos papais – é passageira”. É o período em que a criança começa a perceber que pode ter opiniões próprias e já consegue externar – de forma bem estridente – tais “opiniões”…

Advertisement

O vídeo abaixo mostra, de forma clara e engraçada, a “teatralidade” de uma criança ao fazer birra.

Dicas para acabar com manhas e birras

Um pediatra ensina, no vídeo a seguir, um método muito bom para acabar com a birra das crianças.

Resumindo as dicas do pediatra do vídeo acima: É fundamental primeiro ENTENDER o que a criança que está fazendo birra está querendo:

1. Com caretas e palavras simples, ou batendo palmas, com cara séria e dizendo “Não!” (para se comunicar com a criança).

2. Após conseguir a atenção da criança, explicar com palavras que a criança possa entender, que ela não pode fazer aquilo que ela quer naquele momento.

Geralmente, isso bastará para acalmar a criança.

Outros recursos

Mais um vídeo bem explicativo, a seguir, com dicas para os pais e mães saberem como lidar com as birras de seus filhos pequenos:

Advertisement

Seja como for, muita paciência, autocontrole e amor todos os pais e mães precisam ter para ajudarem seus filhos nesta fase das birras, e em todas as outras fases de seu crescimento.

Cada fase tem seus desafios. Felizmente, a grande maioria das mães (e dos pais que estão realmente comprometidos com a família) tem um sexto sentido e muita inspiração para que consigam cumprir a difícil (porém recompensadora) tarefa de ajudarem seus filhos a se tornarem adultos bem-educados e centrados.

Nesse processo, na fase da infância é fundamental que a criança aprenda limites e acima de tudo sinta o amor de seus pais.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!