6 elogios que os filhos querem ouvir de suas mães

Elogiar sinceramente trará luz aos olhos dos filhos e forças para continuar mesmo em meio a desafios.

Michele Coronetti

No mundo conturbado e corrido em que vivemos é raro encontrar pessoas que conseguem observar o crescimento dos filhos e ainda reconhecer a eles como está sendo positivo o seu desenvolvimento. Porém, os filhos realmente precisam desses elogios que, quando pronunciados, devem sempre ser sinceros.

Os filhos sentirão que seus esforços estão sendo úteis e desejarão continuar se esforçando mais quando seus pais elogiam as seguintes áreas em suas vidas:

1. Realizações

Ao elogiar sinceramente algo que o filho conseguiu realizar ele sentirá o desejo de continuar se aperfeiçoando e almejará realizar mais em outras áreas. Quando um elogio é pronunciado referente a um trabalho, por exemplo, a criança desejará fazer outros e ainda aprimorar seus métodos e tentar ser cada vez melhor. Uma partida de futebol, uma apresentação de ballet, um desenho ou qualquer outra realização pode e deve ser reconhecida. Para elogiar é preciso estar presente, pois dizer que não assistiu, porém, tem certeza de que foi excelente não é adequado.

2. Atitudes

Bondade, obediência, proatividade e outras atitudes nobres e louváveis devem receber reconhecimento dos pais. Os filhos entenderão que estão no caminho certo e que agindo de forma ilustre ele estará se preparando para ser uma pessoa positiva no futuro. Muitas atitudes que os filhos tomam são pelo exemplo dos pais, mas é importante lembrar que eles têm uma personalidade própria e que irão surpreender muitas vezes com modos admiráveis e maravilhosos. Elogiando, eles continuarão a cultivar esse estilo.

3. Existência

Elogiar apenas por existirem lembra que eles são únicos e importantes mesmo com tantos bilhões de pessoas ao redor. Mesmo que o filho não tenha muitas atitudes boas ou seja acanhado nas realizações os pais podem despertar a criatividade e o desejo de crescimento elogiando-os por serem eles mesmos, pessoas boas e maravilhosas.

Advertisement

4. Criatividade

Pessoas possuem dons e eles muitas vezes nem são passados através da genética. São inerentes a apenas um membro da família. Mesmo que as criações do filho sejam estranhas para os pais, ao observar com olhos isentos de julgamentos eles estarão incentivando a continuação e aperfeiçoamento. Grandes cientistas, matemáticos e artistas tinham gostos bizarros, mas trouxeram uma grande contribuição para a humanidade. Quem poderá garantir que um filho não será o próximo Pablo Picasso?

5. Esforço

Esse elogio é muito importante, pois muitas vezes a criança não consegue evoluir em uma matéria escolar ou em uma realização que precisa cumprir como um instrumento musical, por exemplo. Ao observar e elogiar os esforços da criança, isso servirá de incentivo para que ela não desista apesar do desafio. Novamente, reconhecer algo que não existe não funciona, então dar os parabéns pelo empenho em estudar piano sem que a criança o tenha feito dará tom de ironia e sarcasmo e ela poderá se rebelar ou desistir.

6. Relacionamentos

Elogiar os amigos dos filhos é importante para que ele se sinta seguro em seus relacionamentos sociais. Esse elogio também só deve ser pronunciado quando realmente se aprecia as amizades deles.

Elogios comparativos nunca funcionam muito bem e podem deixar irmãos com ciúmes e desanimados. Elogiar a todo o momento, coisas banais e que não precisam de reconhecimento também não trarão benefícios. Tornar um filho superior aos colegas ou as outras pessoas também é desaconselhado porque leva a criança a pensar que é melhor que os outros. Deixar de elogiar pode ser danoso e prejudicial ao desenvolvimento de qualquer criança ou adolescente.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.