É por este motivo que você deve continuar lutando pelo seu casamento

Este é o motivo mais intenso e importante para lutar e manter o casamento.

Michele Coronetti

Muitas pessoas se perguntam qual seria o motivo que realmente valeria a pena para continuar lutando pelo casamento. A maioria das pessoas pensaria no amor, na família que se constituiu, no financeiro, afinal um divórcio causa prejuízos muito grandes tanto no bolso quanto nos relacionamentos familiares.

Entretanto, o motivo ideal para continuar lutando pelo casamento seria o compromisso. E se ambos estão realmente comprometidos com o acordo que fizeram no casamento eles exercerão sua própria capacidade em mudar sua maneira de ser e de agir para adaptar e moldar o relacionamento conjugal.

O comprometimento é decisório para mostrar se o relacionamento conjugal irá perdurar ou não. Infelizmente, não funciona quando apenas um dos lados o tem. Quando ambos realmente possuem o desejo de preservar e lutar pela escolha que fizeram anteriormente ela surtirá efeitos e trará bons resultados.

Se o amor foi o ponto inicial, por que ele deve agora ser transformado em compromisso? Simplesmente porque quem ama de verdade se compromete. E se o compromisso deixou de ser importante é porque o amor também está esfriando e precisa de cuidados. Algumas questões internas podem ser respondidas para quem deseja mudar e lutar pelo casamento:

  • Qual é a minha parcela de responsabilidade no que está dando errado e no que precisa dar certo?

    Advertisement
  • Meus relacionamentos ao longo da minha vida acabam sofrendo os mesmos problemas? O que posso fazer para quebrar esse padrão?

  • O que eu espero deste relacionamento? Quais os planos futuros e imediatos?

  • Consigo visualizar viabilidade para os planos conjuntos e individuais no relacionamento?

  • Meu olhar para o outro é real ou imaginário? A expectativa que eu criei é autêntica ou fantasiosa?

  • Estou esperando algo da outra pessoa que não existe?

    Advertisement
  • A mudança é possível do outro lado também?

  • Estamos ambos interessados em aprimorar e solucionar os problemas e viver agradavelmente um ao lado do outro?

  • Nosso diálogo é produtivo? O que podemos fazer para melhorar e realmente construir?

  • Existe empatia por ambos os lados?

A melhor pessoa para salvar um casamento é o dono dele. Quando cada cônjuge encontrar o motivo que o leva a lutar pelo casamento e trabalhar em sua própria avaliação e mudanças internas, o casal só terá a ganhar. O desenvolvimento individual não precisa ser apenas na área profissional, educacional ou cultural. Ao aperfeiçoar a si mesmo o benefício será enorme para ambos e o casamento ganhará nova vida e sentido.

Advertisement

Ao avaliar e aprimorar os pontos citados individualmente e em casal o relacionamento ganhará novos ares e o desejo de permanecer juntos se tornará muito forte. O comprometimento individual fará com que o olhar para a relação conjugal seja diferente e cada um reconhecerá que cuidar e lutar pelo casamento será a escolha mais acertada de suas vidas.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.