10 táticas para relaxar a mente e manter a calma

Não se desespere! Apenas relaxe, e essas táticas ajudarão você nesta tarefa.

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Sofremos com tantas adversidades, situações que não saem como o planejado, o chefe cobrando, as crianças são inquietas, as provas da faculdade não terminam nunca… Mas, não se desespere! Você consegue conviver com isso sem enlouquecer. Neste artigo trago dez táticas supersimples que irão lhe ajudar a relaxar a mente, manter a calma e superar tudo isso!

1. Banho

Essa tática funciona de verdade! O Globo nos conta que um banho gelado é perfeito para começar aquele dia atarefado, pois melhora a circulação sanguínea estimulando o organismo quando o corpo reage ao frio. Já o banho quente nos traz a sensação de relaxamento, a água aquecida dilata os vasos sanguíneos, fazendo fluir melhor o sangue e oxigênio.

Um bom banho sem pressa pode relaxar a mente e o coração. Só não se esqueça da vida e fique tomando banho por horas, viu? É bom relaxar, mas economizar água é melhor ainda.

2. Música

A poderosa música! Está precisando manter a calma? Eu tenho certeza de que você tem aquela música favorita que lhe traz paz ao coração. Escute-a! A música nos faz viajar e nos tira o foco daquelas coisas que estão nos afligindo.

3. Alongamento

O personal trainer Franklin Rocha fala que além de relaxar o corpo e a mente, o alongamento melhora a mobilidade articular, corrige a postura, ativa a circulação e agilidade, entre tantos outros benefícios. Razões não faltam para separarmos alguns momentinhos em nosso dia a dia e dar aquela alongada no esqueleto.

Advertisement

4. Meditar

Sente ou deite em um lugar confortável e silencioso, feche os olhos e apenas tente descansar. Não alimente frustrações e sentimentos ruins, apenas relaxe e deixe fluir, tente esvaziar sua mente.

5. Respirar

A respiração nos ajuda muito a relaxar e manter a calma, não é mito, não! Marcos Rojo Rodrigues, que é PhD em Ciência do Yoda (Índia) e professor do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, explica o que acontece quando respiramos e como isso pode nos ajudar: “A inspiração está mais conectada com o lado ativo do sistema nervoso autônomo, chamado simpático, enquanto a expiração está mais conectada com o lado calmante do sistema nervoso autônomo chamado parassimpático”.

6. Observar o céu

Amo observar o céu seja de dia, noite, céu estrelado, nublado ou ensolarado. A beleza dele é surreal! Tenho um sentimento de paz, de alegria e de gratidão. O céu parece um gigante quadro de pintura, que alguém desenhou e pintou tão perfeitamente. Esqueço de todas as coisas que afligem meu coração.

7. Observar os animais

Ah… os animais! São tão especiais, amigos, perfeitos e fofinhos. Os que são de estimação acabam tendo um tipo de vínculo muito forte com seu dono. Parece que eles sentem quando estamos tristes e logo vêm nos consolar. Amo observar como eles são felizes, não importa a condição em que vivem.

8. Cuidar da horta

Quando estamos em contato com a natureza só conseguimos sentir energias positivas. Ter uma pequena horta é uma opção para você que ama a natureza e gosta de renovar as energias. Você sabe do que estou falando, não é? Mexer com as plantas aquieta nosso coração e o enche de esperança de amor.

Advertisement

9. Caminhar

Todo tipo de atividade física faz bem para alma. Fazer caminhada é uma ótima tática para relaxar, pois não custa nada e você nem precisa sair de casa – se for o caso. É um momento em que podemos ponderar sobre as coisas da vida, sentir a brisa em nosso rosto, observar o céu e até tomar decisões importantes.

10. Oração

Essa sem dúvida é a melhor tática e é infalível. Muitas vezes em minha vida senti angústia e não soube o que fazer para que este sentimento pudesse cessar, e sempre em minhas orações eu pude encontrar consolo. Peça a ajuda Divina e busque a luz, abra seu coração e expresse suas aflições. Certamente seu coração se encherá de paz.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Fernanda de Borba é estudante de Administração de Empresas, recém-casada, apaixonada por observar, calcular e escrever.