Calvície em mulheres: 5 sinais para você ficar atenta

Estes sintomas podem indicar calvície em mulheres.

Roberta Preto

Segundo os sites Veja e Dermatologia.net a queda de cabelos é uma preocupação que atinge homens e mulheres de muitos lugares, e a maioria das pessoas não lidam bem com essa situação. Infelizmente, essa perda resulta em problemas emocionais e psicológicos, pois ninguém está pronto para ficar careca.

A calvície tem por nome de origem alopecia, entretanto, quando se trata do público feminino, a calvície, na maioria das vezes, está relacionada a diversos fatores, como causas genéticas, má alimentação, estresse e distúrbios hormonais na tireoide, hirsutismo e ovários policísticos.

De acordo com os especialistas, o excesso de tratamentos químicos, uso errado de secadores e chapinhas, também estão entre os responsáveis por gerar calvície nas mulheres.

Atente-se para estes 5 sinais de calvície feminina:

1. Queda de cabelos

Existem diversos fatores que podem provocar a queda de cabelos, como doenças, má alimentação, estresse, ansiedade e problemas genéticos.

Advertisement

Embora, a perda de 100 fios de cabelos por dia é considerada normal, quando se trata de alopecia, a perda costuma ser devastadora.

Alguns fatores importantes que podem ser observados, se há início de calvície, costuma ser quando penteamos os cabelos. Os fios não devem cair em excesso e também não podem ser mais curtos e finos que o de costume.

2. Afinamento capilar

O afinamento capilar é um fator de risco que deve ser tratado desde o início, mas, caso seja ignorado, tende a acarretar danos gravíssimos que conduzirão à calvície.

Observe se há uma aparência mais enfraquecida e rala, isso pode ser analisado ao prender os cabelos e quando você passa os dedos pelos fios. Tente sentir a quantidade dos fios, pois você é a melhor pessoa para observá-los e ver se precisão de cuidados especiais.

3. Genética

Infelizmente, quando se trata de genética, ou seja, se um membro de sua família passou por isso, é bem provável que você também corra o mesmo risco de passar.

Advertisement

Neste caso, a calvície é conhecida como alopecia androgenética, ela tende a ser inevitável, porque é hereditária.

Procure conhecer o histórico familiar e não se desespere, um dermatologista pode ajudar a reverter essa situação.

4. Couro cabeludo exposto

A calvície pode ser reconhecida e controlada de início, através do couro cabeludo. O melhor momento para analisar a situação dos cabelos é quando eles estão molhados, pois ao lavar os cabelos é possível observar se há regiões em que o couro cabeludo fica exposto, principalmente na parte fronto-temporal (na frente). Se houver essas falhas é sinal de calvície e você deve buscar ajuda.

5. Alteração na textura do cabelo

A alopecia causa alterações na textura dos fios. Ela faz com que o cabelo fique mais áspero ou fino. Se caso você perceber uma diminuição excessiva, ele esteja ou muito áspero ou muito ralo, procure de imediato um profissional especializado, pois há tratamentos excelentes que podem reparar esses danos.

Lembre-se: Não importa se o seu cabelo é longo ou curto, o importante é que ele esteja saudável para que você se sinta feliz e bonita primeiramente para si mesma.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.