Como assumir nossas imperfeições e adquirir forças para seguir em frente

Sou hipócrita se cometo erros? Veja 9 maneiras de ser melhor buscando vencer as próprias falhas.

Izabel Torquato

A hipocrisia é “o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico)… Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.”

Um importante líder religioso, Dieter F. Uchtdorf, ensinou que ” Se você definir como hipócrita alguém que não consegue viver perfeitamente aquilo em que ele acredita, então todos somos hipócritas. Nenhum de nós é totalmente semelhante a Cristo como sabemos que deveríamos ser. Mas sinceramente desejamos vencer nossas falhas e a tendência de pecar. Com nosso coração e nossa alma ansiamos tornar-nos melhores com a ajuda da Expiação de Jesus Cristo “

Podemos então começar a desenvolver nossa fé e obter inspiração (orientação divina), mesmo sendo pessoas imperfeitas que cometem erros que variam de pessoa para pessoa.

Na bíblia temos um importante convite: “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Mateus 11:28

E como vencer no mundo atual, onde nos vemos rodeados de tantas limitações, desafios, dificuldades e tentações que nos rodeiam?

Advertisement

Reconhecer

nossos erros e limitações.

Orar

pedindo ajuda celestial para nossos problemas e dificuldades.

Reservar

tempo diário para ler escrituras, identificando quantos homens e mulheres mesmo sendo imperfeitos conseguiram respostas e ajuda para suas angústias.

Servir

Encontrar serviços voluntários: essa ação nos tornará mais humildes e dispostos a ter mais compreensão por nossos semelhantes. Serviço e o trabalho genuíno nos ajudam em nosso progresso intelectual, emocional e social.

Mudar comportamento

trocar cada falha por uma qualidade.

Advertisement

Enxergar suas qualidades

ver em uma falha a oportunidade de mudar.

Ler

uma simples leitura de um bom livro nos dá mais paciência.

Vencer hábitos

Se você tem o hábito de subtrair o que não lhe pertence, saiba que é possível vencer esse hábito através do serviço ao próximo.

Metas

ao obsevar os atributos de Jesus Cristo, escreva-os em uma folha de papel e busque dia a dia obter cada um deles.

Se buscarmos o Salvador e Mestre e orarmos com toda nossa fé, poderemos vencer nossas fraquezas. As orações diárias e sinceras nos aproximam mais da divindade e nos ajudam a vencer nossos erros e fraquezas.

Advertisement

Somos imperfeitos, todos os dias cometemos erros e muitas vezes nos vemos distantes de sermos aceitos em um grupo onde pensamos que as pessoas são perfeitas. Quando percebemos suas imperfeições sentimos um vazio desolador, pois aquelas referências não eram como pensávamos. Creio que nisso há perfeição divina, tantos seres imperfeitos que juntos como seres únicos podem obter algum progresso rumo à perfeição, mas enquanto somos meros mortais não a teremos em sua plenitude. Então por que nos preocupamos tanto com os erros alheios, quando nós próprios erramos?

Posso concluir que para isso podemos em nosso dia a dia, buscar sermos melhores em nossas famílias, ser um pai, uma mãe ou um filho melhor. Podemos dentro de nossas imperfeições ter a força quando reconhecemos nossos erros e limitações e buscarmos ajuda sincera através de orações e ações.

Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.