Como ajudar os filhos a construírem um testemunho de Jesus Cristo através das escrituras sagradas

O testemunho em Jesus Cristo obtido por meio do estudo das escrituras é a força que o jovem precisa para vencer os obstáculos e estar preparado para os desafios da vida.

Sandro A Correa

As preocupações dos pais tendem a aumentar quando os filhos entram na fase da adolescência. Ocorrem várias alterações biológicas, sociais, psicológicas e comportamentais. A rebeldia dos filhos e a perda da autoridade dos pais elevam a apreensão.

Contudo, há uma forma de amenizar todas essas preocupações e prepará-los para quando seus filhos entrarem nessa fase e evitar em partes que eles se enveredem no caminho obscuro dos vícios tais como as drogas, álcool, cigarro e pornografia.

Se você tiver fé em Deus e acreditar em Jesus Cristo independentemente de pertencer ou não a alguma religião, está no caminho certo. Você poderá buscar através das escrituras ensinamentos que irão ajudá-lo a formar um testemunho em seus filhos; este testemunho nada mais é do que relatar que aquilo que está escrito nas escrituras poderão ajudá-los a tornarem-se uma pessoa melhor, desta forma, por meio do seu relato, eles terão sentimentos bons e desejarão andar pelos caminhos retos e fugirão dos caminhos obscuros.

A formação de um testemunho inicia-se no nascimento da criança, porém não significa que é somente a partir desta fase que se inicia o processo. Qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, independentemente da idade que possui, pode adquirir um testemunho de Jesus Cristo, Seus ensinamentos e Sua missão aqui na terra.

Por onde começar?

Advertisement

Através do exemplo

Os filhos observam os pais e os pais por sua vez exercem grande influência sobre os filhos, eles seguem seus exemplos, pensam e agem como vocês. Podemos encontrar em João 5:19 Jesus Cristo dizendo sobre ele: “(…)Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente”. Adquira primeiro o seu testemunho e aja verdadeiramente, por meio de suas atitudes e comportamento. Será mais fácil eles aceitarem seus ensinamentos quando observarem você lendo as escrituras, praticando e comentando sobre elas.

Ensine-os desde pequenos

Pais amorosos transmitem confiança aos filhos. Nos primeiros anos de vida é essencial estabelecer uma base de estrutura e aceitação da criança ao seu próprio “eu”, definindo suas características e identidades. Orem com eles, criem laços maiores de intimidade, cantem hinos edificantes, eles sentirão o seu amor e terão maior confiança.

Reúna a família

É nos ensinado que devemos educar nossos filhos, isto é fato e todos conhecem essa responsabilidade. Na Bíblia encontramos este mesmo ensinamento. “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6). Estabeleça um dia da semana que possa ser o momento da família e eduque seus filhos. Seja o professor, ensine através das escrituras e use a criatividade; existem vários heróis nas histórias da Bíblia, as crianças gostam de imitar seus heróis. Jesus Cristo desde pequeno recebeu sabedoria de seus pais “E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” (Lucas 2:40).

Dê responsabilidades

À medida que os filhos crescem passam a compreender melhor suas responsabilidades, dê oportunidade a eles de serem os professores e aprenda com eles, isso aumentará a capacidade deles absorverem as histórias. O Espírito Santo irá ajudá-los nesta tarefa, eles poderão senti-lo e consequentemente o testemunho em Jesus Cristo será construído por meio de uma base própria e sólida.

Reserve um momento de recreação

Passe um tempo com seus filhos para se divertirem e conhecer um pouco mais sobre seus pensamentos e sentimentos, torne-os seus amigos e ao mesmo tempo poderão aprender um com o outro. Desta forma vocês saberão sobre seus desejos e poderão aconselhá-los.

Advertisement

Às vezes será necessário quebrar paradigmas adquiridos no passado com seus ancestrais para obterem novos hábitos e tradições. Ao aplicar esses ensinamentos em suas vidas, podem ter a esperança de que seus filhos andarão no caminho reto e seguirão os exemplos de Jesus Cristo através do testemunho alcançado.

Porém, pode ser que eles se afastem, mas estará nos corações deles o caminho de volta porque vocês os ensinaram. Boyd K. Packer ensinou: “Os filhos aos quais foi ensinada cedo na vida a compreensão das escrituras conhecerão o caminho que devem trilhar e terão mais inclinação a permanecer nesse caminho. Aqueles que se desviarem terão a capacidade de retornar e, com ajuda, poderão encontrar o caminho de volta.”

Sua família pode ser composta de pai, mãe e filhos, mãe e filhos ou pai e filhos e até mesmo avós e netos, não importa, sempre há tempo para adquirirem novos hábitos, para mudarem seus corações, para estudarem as escrituras, para ensinarem seus filhos ou netos e para adquirirem um testemunho de Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor.

Toma un momento para compartir ...

Sandro A Correa

Sandro A Correa é graduado em Farmácia, pós-graduado em Fisiologia - UEL e Empresário do ramo de seguros. Natural de SCS - São Paulo; Casado, pai de dois filhos, tem como hobby a prática do tênis.