3 sinais de que você pode estar sendo muito rigorosa com seu filho

O comportamento do seu filho é consequência da formação que recebe. Alguns indícios podem mostrar se algo está errado.

21,824 views   |   35 shares
  • As crianças não são tábuas rasas preenchidas por nossos ensinamentos. Porém, nosso comportamento influencia diretamente em sua situação emocional. Somos responsáveis pela construção do caráter desse indivíduo tão importante. Mesmo com o amor maior do mundo, ainda cometemos erros, nos cobramos cada vez mais e, consequentemente, exigimos deles também. Ao impor limites chegamos a ultrapassar alguns, o que pode levar a criança a um estágio de tristeza e angústia. Alguns sinais podem evidenciar que esses limites estão sendo extrapolados.

  • 1. Ele está mentindo

  • Segundo uma pesquisa realizada na Universidade McGrill, do Canadá, pela professora Victoria Talwar, crianças criadas com rigor tendem a ser mais mentirosas. A pesquisa realizada com alunos da África mostrou que crianças educadas em ambientes mais amenos apresentaram mentiras dentro do padrão esperado. Enquanto as crianças criadas em lares mais severos se mostraram mais rápidas e eficientes em inventar histórias. Os pesquisadores explicam que temendo a punição as crianças aprendem a mentir de forma natural. Isso não significa que serão delinquentes, apenas estão desenvolvendo capacidades psicológicas importantes. Mas, esse comportamento pode relevar aos pais um possível sinal de que algo está fora do eixo.

  • 2. Ele sorri pouco

  • Já reparou na frequência que seu filho sorri? Uma criança que sorri pouco revela, obviamente, estar infeliz. Essa constante tristeza pode ser fruto de baixa autoestima, insegurança e medo de errar. Simplesmente porque, atrás dela tem alguém com autoridade e pouca compreensão quando ela comete erros. O constante medo de errar a deixa triste e insegura. A nossa responsabilidade em educar deve caminhar junto com o amor e o afeto, a educação não deve ser triste, assim não fará efeito. A afetividade, o carinho e, principalmente, a compreensão, ensinam muito mais. Segundo a APA (American Psychological Association), a depressão em adolescentes, cada vez mais comum, é resultado da cobrança e da pressão que os pais exercem cada vez mais sobre os filhos. Isso porque ainda não citei o suicídio infantil, cada vez mais presente em nossa realidade.

  • 3. Ele não é carinhoso

  • O exemplo ensina mais do que as palavras. Se seu filho está cada vez mais distante e não é carinhoso, isso pode ser sinal de que você está dando pouco carinho a ele. Em uma sociedade, onde cada vez mais temos que dar conta de um milhão de coisas ao mesmo tempo, inclusive impor limites aos nossos filhos e formar bons cidadãos, o carinho, o colo e o afeto devem ser prioridades nesse processo, não o contrário. Filhos distantes e frios refletem pais negligentes. Quanto mais afeto uma criança recebe, mais afeto irá propagar, principalmente para quem lhe ensinou ou lhe fornecesse carinho com frequência.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.

3 sinais de que você pode estar sendo muito rigorosa com seu filho

O comportamento do seu filho é consequência da formação que recebe. Alguns indícios podem mostrar se algo está errado.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr