Como a tecnologia pode nos ajudar a fortalecer nossa fé

A tecnologia é uma bênção para ampliar nosso conhecimento e fortalecer nossa fé em Jesus Cristo.

1,774 views   |   shares
  • Uma vez ouvi uma pessoa dizer que não conseguia ver nada de bom na tecnologia, que ela só havia afastado as famílias e propagado coisas ruins no mundo. Refleti por um tempo sobre aquilo e me dei conta que, até então, eu mesma nunca havia pensado no que a tecnologia representava para a humanidade atualmente. Hoje, tenho consciência de pelo menos duas coisas:

    • Primeira: a tecnologia não é necessariamente uma ferramenta prejudicial desde que o usuário saiba ter um limite saudável para utilizá-la.

    • Segunda: embora a tecnologia tenha como resultado algumas coisas ruins, e já falarei delas, ela tem uma função muito importante para os que buscam informação, progresso e praticidade.

  • Os benefícios da tecnologia

  • Na Wikipédia, a definição da tecnologia é basicamente tudo o que o homem cria unindo a ciência e a engenharia. Então, não seria exagero afirmar que hoje o ser humano praticamente não consegue mais viver sem a tecnologia. Imagine-se sem energia elétrica, geladeira, fogão a gás, máquina de lavar roupa, telefone, e mais recentemente, sem computador com internet. Mesmo a minha geração, que passou boa parte da vida sem ela, hoje depende muito do mundo virtual, e quando se fala em tecnologia, algumas das primeiras coisas, senão as primeiras, que nos vem à mente são o celular, o computador e a internet, de tão presentes que estão no nosso dia a dia.

  • Não se pode negar o fato de que a tecnologia veio para facilitar a vida do ser humano. Ajudá-lo a economizar tempo, a fazer menos esforço e conseguir resultados rápidos e eficientes, a ter acesso a muitas informações em um curto espaço de tempo e, uma das coisas mais valiosas da tecnologia, possibilitar que mensagens importantes cheguem simultaneamente e estejam sempre disponíveis a um grande número de pessoas.

  • Os cuidados com a tecnologia

  • Muitas grandes invenções surgiram na mente e nas mãos brilhantes de pessoas inteligentíssimas e inspiradas para ajudar a humanidade. Mas algumas das maiores foram corrompidas para o mal. A televisão, por exemplo, foi inventada com o intento de levar informação, cultura e instrução às pessoas. Hoje grande parte da sua programação é usada por uma mídia interesseira e capitalista para manipular a mente dos telespectadores, inverter valores e induzir o público ao consumismo. A essência da televisão foi um tanto esquecida.

  • Advertisement
  • No mesmo patamar está a internet. Como já falei, é uma ferramenta maravilhosa, mas se o usuário não tomar certo cuidado, perde tempo excessivo com ela, e o pior, está sujeito a ter contato com imagens prejudiciais, além de correr o risco de perder o foco e se tornar viciado.

  • Como utilizar a tecnologia a favor do bem

  • Uma das coisas que tento ter em mente quando uso a internet e a televisão é que o faço com o objetivo de ser edificada. Portanto, se está tendo o efeito contrário, mudo de canal, saio da página em questão, ou se sinto o impulso de permanecer onde estou simplesmente desligo. Confesso que já tive muito problema com as mídias sociais. Geralmente uma “olhadinha” que era para ser rápida me prendia por um tempo muito superior ao pretendido. Por mais que eu tentasse controlar o tempo que permanecia ali, às vezes não me dava conta, e quando menos esperava, duas horas haviam-se passado sem nenhum proveito.

  • Hoje aprendi a ter um foco bem definido ao usar internet, celular, televisão. Tenho um objetivo para utilizá-los e não fujo desses objetivos.

  • Fortalecendo nossa fé

  • Às vezes fico imaginando como era o aprendizado na antiguidade, quando não havia tanta tecnologia e facilidades como hoje em dia. O livro de Gênesis, primeiro livro da Bíblia, levou centenas de anos para ser escrito. Hoje nem se pode contar quantos livros são publicados diariamente, quantos artigos temos disponíveis na nuvem cibernética que nos cerca. O empresário e representante religioso Robert D. Hales afirmou:

  • “Em um computador, no celular ou em outro dispositivo eletrônico, podemos ler, ouvir, ver e compartilhar os ensinamentos dos profetas. A qualquer momento, em qualquer lugar, podemos ampliar nosso conhecimento, fortalecer nossa fé e nosso testemunho, proteger nossa família e conduzi-los em segurança ao lar”.

  • Que melhor forma de usar a tecnologia do que edificando nossa vida, fortalecendo nossa família, ampliando nosso conhecimento e aumentando nossa fé? Pense no tempo que você despende em frente ao celular e ao computador e avalie quanto de todo o conteúdo que você acessa pode ser reservado para a leitura de bons artigos espirituais. Você não levará mais do que quinze minutos, mas poderá transformar positivamente seu dia e, caso escolha compartilhar essas mensagens edificantes, vai transformar também o dia de outras pessoas.

  • Advertisement
  • Tenha em mente que hoje somos abençoados com muitos recursos para aprender, e esses mesmos recursos podem ser usados para corromper a sua mente. É uma questão de escolha. Qual vai ser a sua?

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

Como a tecnologia pode nos ajudar a fortalecer nossa fé

A tecnologia é uma bênção para ampliar nosso conhecimento e fortalecer nossa fé em Jesus Cristo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr