Você pode monitorar sua saúde mental com um diário em tópicos

Escrever em um diário pode lhe ajudar a se entender melhor e evitar ações e hábitos que prejudicam seu humor.

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  • Você já pensou alguma vez na vida em escrever um diário? E um diário contando exatamente todas as coisas que fez, os medicamentos que tomou ou ainda como estava seu humor? Parece difícil, mas na verdade essa prática tem sido usada há algum tempo para que você possa observar melhor como se sente ou age quando algumas coisas acontecem em seu dia a dia.

  • Esse diário em tópicos é muito bom, inclusive para monitorar sua saúde mental, e identificar épocas de sua vida que está mais triste ou depressiva, animada, se sentindo mais calma ou épocas de estresse. Mas, para isso é preciso ser muito sincera consigo mesma e registrar no diário exatamente o que está sentindo naquele dia e as coisas que fez. Se você quiser se enganar neste registro, o diário será apenas uma perda de tempo.

  • O primeiro passo

  • Para começar seu diário você vai precisar de "um diário". Ele pode ser um caderno simples ou algo que você mesma queira decorar, algo que você goste, porque ali dentro você registrará tudo, exatamente tudo, sobre você.

  • Registros

  • Após ter seu diário você pode começar seus registros. Você pode começar registrando como está se sentindo fisicamente, se está com algum mal-estar ou dor ou está tudo bem.

  • Depois disso registre hábitos que você possui que podem afetar seu humor, horas de sono, tempo de exercício físico, horas na frente da televisão, se teve naquele dia algum momento de lazer e algum medicamento que tenha tomado. Não deixe de registrar também se tomou banho, quantas vezes escovou os dentes, se arrumou sua casa, sua cama, enfim, suas pequenas atividades diárias.

  • Faça também um registro sobre seu humor de forma sincera. Naquele dia você está feliz, ansiosa, triste, nervosa, sensível, brava. Nesta fase você também pode avaliar de um a cinco, afinal você pode estar apenas um pouco triste (um) ou muito triste (cinco) e assim consequentemente com os outros sentimentos.

  • Se quiser detalhar alguns fatos que acontecem no seu dia você também pode, afinal muitos deles alteram o bem-estar emocional e precisam ser lembrados posteriormente.

  • Benefícios do diário

  • Além de se conhecer melhor, você irá perceber, aos poucos, ao observar suas anotações anteriores, quais atitudes que realmente mexem com seu humor e se há alguma "época" de seu mês que lhe deixa diferente.

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  • Cuidado apenas para ser muito sincera consigo mesma ao registrar seu diário e a não exigir muito de si mesma, porque isso sim poderá lhe deixar emocionalmente frustrada e nervosa.

  • Segundo especialistas em psicologia, se você registra suas atividades tem a propensão em se tornar mais responsável e a conhecer-se muito melhor.

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Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Você pode monitorar sua saúde mental com um diário em tópicos

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