4 sinais de que seu corpo está perdendo a habilidade de gerar filhos
A maior causa da perda da habilidade em gerar filhos é devido à idade, veja os sinais de que seu corpo está perdendo essa habilidade.
Stael Ferreira Pedrosa
Cerca de 20% dos casais no mundo têm algum tipo de dificuldade para engravidar. No geral, 40% dos casos afetam as mulheres, 40%, os homens, 10% são atribuídos a ambos e aproximadamente 10% não têm causa aparente, segundo o Dr. Jorge Resende Filho, chefe do setor de obstetrícia da casa de saúde Santa Lúcia, no Rio de Janeiro. Segundo o médico, na mulher essa dificuldade costuma ser devido a alterações ovulatórias, endometriose, miomas ou obstrução das trompas.
Uma das causas para essa dificuldade pode ser a idade, pois a reserva ovariana de folículos, começa a diminuir a partir dos 35 anos. O que, claro, não significa infertilidade, apenas diminuição da fertilidade.
Se a mulher está nessa faixa etária, aqui estão 4 sinais de que seu corpo está perdendo a habilidade de gerar filhos:
1. Tempo de tentativa
Caso a mulher até 38 anos esteja tendo relações sexuais regulares sem qualquer tipo de contraceptivo há mais de 1 ano e não consegue engravidar, esse pode ser considerado o primeiro sintoma. Ainda existem meios para engravidar, mas as chances estão menores e quanto maior o tempo de tentativa, menores as chances de engravidar.
2. Baixa de progesterona
A progesterona é um hormônio produzido pelas células do corpo lúteo do ovário e tem como função preparar o útero para uma possível gestação recebendo o óvulo fecundado e estimulando a produção de leite. Quando o nível deste hormônio começa a baixar, podem surgir sintomas físicos como perda de apetite, alterações no peso, cansaço, menstruação irregular, dores de cabeça, baixo desejo sexual, relações sexuais dolorosas, secura vaginal, síndrome do ovário policístico, falta de concentração e insônia. É um sintoma claro de que a mulher está se aproximando do climatério e perdendo a capacidade de engravidar.
3. Surgimento de diabetes tipo II
O surgimento do diabetes tipo II ocorre diante de alguns fatores como idade, obesidade (ou sobrepeso), sedentarismo, álcool, entre outros. Como é um distúrbio metabólico, seu surgimento reflete um corpo em más condições e, claro, com a regularidade ovulatória prejudicada, causando infertilidade ou dificuldade para engravidar.
4. Surgimento dos sinais do climatério
O climatério é uma fase na vida reprodutiva feminina que surge geralmente por volta dos 40 anos, podendo ser adiantado em alguns casos, principalmente para as fumantes. No climatério, que também é chamado de pré-menopausa, ainda é possível engravidar, mas as chances já são bem menores a essa altura. Os sintomas iniciais são mal-estar, suores noturnos, insônia, nervosismo, calores, mau humor, depressão, secura vaginal, entre outros.
Se a mulher deseja engravidar e está entre 25 e 35 anos, é melhor não adiar, pois as chances são de apenas 25% e a partir dessa idade caem para apenas 10%, pois os óvulos não apenas estão reduzidos, mas também envelhecidos, é o que diz o ginecologista Eduardo Schor, especialista em fertilidade e professor da Unifesp (SP). Para o médico, existe hoje uma “dissociação ovário-cultural”, pois a mulher está querendo ter filhos quando o ovário não está mais pronto para isso.