Estas 3 marcas de pílulas anticoncepcionais são mais perigosas; saiba os motivos

Marcas bastante conhecidas no Brasil e que têm maior risco de trombose.

232,144 views   |   172 shares
  • As novas pílulas apresentam maior risco

  • Já foi comprovado que as pílulas anticoncepcionais aumentam o risco de trombose. As pílulas modernas que surgiram a partir da década de 90, oferecem maior risco para as mulheres, segundo a Veja. As pílulas antigas eram compostas apenas pelo derivado de progesterona, já as modernas contêm os hormônios progesterona e estrogênio.

  • A pílula anticoncepcional interfere no sistema circulatório. Ela aumenta a dilatação dos vasos, a viscosidade do sangue, e a coagulação.

  • "Todo método hormonal tem impacto na coagulação sanguínea, aumentando o risco de trombose. A comunidade científica sempre soube disso. O que mudou agora é que sabemos que a nova geração de pílulas aumenta ainda mais esse risco em função do tipo de hormônio utilizado", explica Eduardo Zlotinik, ginecologista do hospital Albert Einstein, em São Paulo.

  • Uma pesquisa britânica revelou que o perigo é das pílulas que têm a composição com dropirenona, o desogestrel, o gestodeno, e a ciproterona. A pesquisa observou que as mulheres que tomavam as pílulas mais modernas corriam um risco duplicado em relação às mulheres que utilizavam as pílulas antigas.

  • Mas não são todas as mulheres que correm riscos. "Assim como qualquer medicamento, seu uso é seguro desde que ela seja bem indicada. Antes de prescrever o remédio, o ginecologista precisa analisar o histórico do paciente para ver se não existe alguma e contraindicação", explica Julio Cesar de Oliveira, cirurgião vascular.

  • Existem alguns sinais que podem indicar que a mulher não deve tomar a pílula, como mulheres que têm histórico de trombose na família, que sofrem de enxaqueca e que fumam.

  • Marcas que mais causam trombose

  • As pílulas Yaz, Elani Ciclo, Yasmin contêm dropirenona, que é um hormônio que atua como se fosse a progesterona. Esse hormônio é bastante eficaz na prevenção da gravidez, mas a substância se relaciona com uma maior ocorrência de trombose.

  • Advertisement
  • Alguns estudos observaram que a drospirenona aumentou o risco de trombose de 1,5 a 2 vezes comparado com pílulas que contêm a progestina levonorgestel. Após analisar essas pesquisas, o Food and Drug Administration (FDA), órgão americano que regula comercialização de medicamentos, anunciou que as pílulas Yaz e Yasmin oferecem maior risco para as mulheres.

  • Um próprio estudo feito pelo FDA com 800 mil mulheres descobriu que as chances de ter trombose usando Yaz e Yasmin é de 10 a cada 10 mil mulheres, já a taxa de outras pílulas é de 6 a cada 10 mil mulheres.

  • Benefícios da pílula

  • Apesar dos riscos, a pílula anticoncepcional oferece muitos benefícios como diminuir a acne, regular o ciclo menstrual e diminuir os sintomas da TPM (como cólicas). Ela também pode ser usada no combate a cistos ovarianos. A pílula reduz a incidência de doença benigna de mama, e também controla a ansiedade e o nervosismo.

  • "Existem estudos e trabalhos científicos que revelam que o uso de pílulas por longos períodos pode diminuir o risco de tumor de ovário, de endométrio e colorretal na mulher", afirma a obstetra Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.

  • Converse com o seu médico sobre os riscos e benefícios da pílula. O risco muda para cada mulher e a pílula deve ser indicada de acordo com a necessidade de cada uma. Lembrando que há outras formas de prevenir a gravidez, como tabelinha, preservativos e DIU.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Rachel De Castro é esposa, escritora e gerente do Familia.com.br, com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas. Para contatá-la, visite seu website.

Website: http://racheldecastro.com

Estas 3 marcas de pílulas anticoncepcionais são mais perigosas; saiba os motivos

Marcas bastante conhecidas no Brasil e que têm maior risco de trombose.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr