Mentiras no casamento? O que fazer quando ele só mente

Aqui estão dicas para combater as mentiras no casamento. Mas, será preciso esforço contínuo por parte dos cônjuges.

Roberta Preto

No ano de 2010, conversei com um grande amigo que me contou que por muito tempo ele tinha um vício que o escravizava: a mentira. Se eu não estivesse ouvindo dele essas palavras, eu não acreditaria, porque ele é um dos meus amigos mais verdadeiros e honrosos.

O meu amigo relatou-me que isso o dominava de um jeito tão cruel que ninguém suportava mais ficar perto dele, os amigos se afastaram, até que ele se viu sozinho e desesperado. Então, com muita oração e ajuda de um profissional, ele tomou a decisão de não contar nenhuma mentira e evitar qualquer tipo de desculpa esfarrapada, mesmo que isso fosse doloroso, contudo, nada era pior, segundo ele, que a escravidão do vício da mentira.

Ninguém pode dizer como as pessoas precisam decidir suas vidas, mas, aceitar os conselhos é de grande valia para ajudá-las a tomarem as melhores decisões, por isso que em casos onde o marido é escravo das mentiras e a esposa sofre as consequências disso, o certo a se fazer é buscar ajuda.

Aqui estão algumas ajudas para acabar com mentiras no lar:

Entender a situação

Sim! As mentiras são vícios. No início a pessoa escolhe contar uma pequena mentira, porém, essa mentira tem o poder de forçar o mentiroso a contar outra e, sem que a pessoa tenha percebido, sua vida está envolta de mentiras e mais mentiras.

Advertisement

As mentiras tendem a ser uma forma de manipular não apenas quem as escuta, mas também, para quem as conta, pois elas assumem o controle da vida do mentiroso, assim ele mesmo passa a acreditar em suas próprias mentiras.

Buscar ajuda de um profissional especializado

Os profissionais especializados são pessoas preparadas para ajudar seu marido a se livrar do vício da mentira, pois ele pode até pensar que não precisa de ajuda. Porém, você deve ser uma esposa sábia e determinada, diga-lhe o quanto você deseja e quer vê-lo saudável, para o bem da relação, então, persista para que ele aceite o tratamento que melhor for indicado para a situação atual dele.

Oração

Para as pessoas de fé, a oração é fundamental para se obter libertação. Ela também é um princípio poderoso que pode trazer a cura para o lar, porque ela nos aproxima de Deus e ele diz: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.” (Mateus 7:7).

Antes de desistir do seu casamento, procure ajuda divina. Não permita que as mentiras destruam sua família. Às vezes, seu marido só precisa que você ore um pouco mais por ele sem desistir.

Os corações puros em um lar puro estão sempre a um sussurro do céu.

Advertisement

Lembre-se: não é vergonhoso pedir ajuda, ao contrário disso, é um ato de coragem. Se todas as pessoas casadas buscassem ajuda quando aparecesse as rupturas no casamento, muitos divórcios poderiam ser evitados.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.