10 truques de limpeza sensacionais para facilitar sua vida

Confira algumas receitas SUPERECONÔMICAS para limpar superfícies, tirar machas, mofo, gordura e poupar suas mãos daquele esfrega-esfrega interminável.

Erika Strassburger

Para não precisar comprar produtos específicos (e caros!) para limpar cada superfície, misture alguns ingredientes que você tem em casa e pronto! Você terá limpadores potentes para remover aquela mancha, gordura ou sujeirinha teimosa.

1. Assadeira engordurada

Misture 1 colher de sobremesa cheia de bicarbonato de sódio e meio copo de vinagre. Despeje dentro da forma e deixe agir por 15 minutos. Depois esfregue rapidamente com esponja de aço ou a parte áspera de uma esponja nova.

2. Tênis de lona encardido

Use uma escovinha para limpar o tênis com a mistura de 3 colheres de sopa de água oxigenada, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de detergente neutro.

3. Grades do fogão

Coloque cada grade dentro de um saco zip lock com 100 ml de amônia líquida e deixe agir por 24 horas. A grade não precisa ficar imersa no líquido, é só molhá-lo uma vez. O vapor vai amolecer a gordura.

Advertisement

4. Mofo

Faça uma pasta usando partes iguais de bicarbonato de sódio e vinagre (ou água oxigenada volume 10). Aplique na superfície mofada e deixe por meia hora. Depois, esfregue com uma escovinha e retire o excesso com pano úmido.

5. Sujeira entranhada ou mancha em tapete

Faça uma pasta usando partes iguais de bicarbonato de sódio, sal e vinagre branco. Aplique a mistura sobre a mancha ou sujeira com uma escovinha, deixe secar e escove novamente.

6. Vidros

Coloque 200 ml de vinagre branco (de álcool) e 200 ml de água em um borrifador e limpe o vidro com um pano seco e macio.

7. Mancha de suor de roupas

Para tirar aquela mancha amarelada de suor da roupa, principalmente na região do colarinho e axilas, passe uma mistura de partes iguais de detergente de cozinha neutro e água oxigenada 10 volumes. Deixe agir por alguns minutos, depois aplique novamente. Deixe agir por mais alguns minutos, então lave como de costume.

Advertisement

Acabe com o cheiro ruim das roupas na região das axilas com a mistura de bicarbonato de sódio e limão. Passe a mistura no local, deixe agir por 15 minutos, esfregue e depois lave normalmente.

8. Panos de prato

Para deixar os panos de prato branquinhos sem alvejante, coloque 1 colher e meia de sopa de sabão em pó e a mesma medida de bicarbonato de sódio em uma panela com 3 litros água quente (com o fogo ainda ligado). Depois coloque 3 ou 4 panos de cada vez e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e transfira a água com os panos para um balde ou bacia e deixe esfriar. Quando estiver fria, despeje a água fora e coloque os panos para lavar na máquina no ciclo normal com um pouco mais de sabão em pó. Não precisa esfregar.

9. Desencardir roupas brancas

Roupas brancas já estão de molho #bomdia #quartafeira #roupasbrancas #donadecasa #donadecasaeusou #roupas #lavanderia

A post shared by Keyla Valentim (@larsemsombras) on

Em 3 litros de água, adicione 3 colheres de sopa cheias de sabão em pó, 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 300 ml de álcool. Coloque as roupas e deixe de molho de um dia para o outro (12 horas, no mínimo). No dia seguinte, despeje as roupas com a água do molho dentro da máquina de lavar, acrescente sabão em pó e mais água, e lave no ciclo normal.

10. Proteger a lixeira de vazamento

Lindas lixeiras estampadas #decoração #cores #lixeira #epoltrona www.epoltrona.com.br

Advertisement

A post shared by Epoltrona Móveis e Tapetes (@epoltrona) on

Para evitar que seu cesto de lixo fique molhado e sujo por causa de um furo no saco, acondicione algumas folhas de jornais em seu interior antes de pôr o saco de lixo. Se o saco vazar, o jornal irá absorver o líquido.

Os artigos abaixo contêm outras dicas utilíssimas

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.