6 dicas para manter uma conversa interessante

Nem sempre manter um diálogo é uma tarefa fácil. Estas dicas podem tornar a conversa muito mais agradável e produtiva.

1,570 views   |   2 shares
  • Para a maioria das pessoas uma conversa agradável é tudo o que elas gostariam de manter. O medo de morrer o assunto ou de ter uma conversa chata às vezes causa bloqueios e inseguranças, especialmente entre as pessoas mais tímidas. Isso pode causar um transtorno muito grande nos relacionamentos e em como a pessoa vê a si mesma.

  • Diferentemente do que se acredita, manter uma conversa interessante não é um dom específico que apenas algumas pessoas possuem. Qualquer um pode fazer isso seguindo algumas dicas simples:

  • 1. Usar perguntas chave

  • Para que o interlocutor permaneça animado em contar suas aventuras, algumas perguntas podem ser feitas por quem está ouvindo: quando, onde, como e por que. Parece regra de estudo da língua portuguesa, mas estas perguntas ampliam a conversa e a tornam maravilhosa, dando a oportunidade de a pessoa contar a respeito sem esquecer nenhum detalhe. Se o interlocutor mencionou uma viagem, por exemplo, quem ouve pode mostrar seu interesse e perguntar quando foi, como foi a viagem e qual foi o motivo. Detalhes de locais podem ser revelados e manter um diálogo animado e interessante.

  • 2. Pontos em comum

  • É fácil para o cérebro encontrar semelhanças nos outros. Conversar com pessoas parecidas é muito agradável e a busca por itens semelhantes sempre é favorável para iniciar ou prolongar um diálogo. Observar os outros faz parte da natureza humana e o próximo passo seria observar em voz alta dizendo: eu também gosto disso, uso ou faço isso. Interesses em comum costumam ser os campeões nessas conversas como gostos musicais, livros, esportes e outros.

  • 3. Divergências

  • As diferenças também podem manter a conversa intrigante e animada. Saber de coisas que a maioria das pessoas não conhece é uma ótima maneira de ampliar o conhecimento alheio. Mas é preciso tomar cuidado e não querer derramar todo o conhecimento de uma vez para que o assunto não fique pesado ou que demonstre superioridade. Nem todos se agradam por aulas gratuitas nos momentos de descontração ou lazer.

  • 4. Perguntas sobre o outro

  • Perguntas sobre preferências ou sobre os familiares são simples e podem manter uma conversa agradável por horas. As pessoas normalmente gostam de falar sobre si mesmas, suas particularidades e vão desejar conhecer o outro nos mesmos níveis. Um diálogo será mantido sem muito esforço permanecendo agradável. Perguntas muito invasivas como salário, estado civil ou formação acadêmica podem ser evitadas pelo menos até existir um laço de amizade sólido.

  • Advertisement
  • 5. Conhecimento atual

  • As pessoas falam daquilo que convivem. Estar a par do que acontece no mundo, em seu país ou cidade, sem necessariamente ser um profundo conhecedor do assunto é importante para manter uma conversa. O interlocutor pode querer falar sobre um assunto e caso o ouvinte não souber nada a respeito pode parecer estranho ou desanimador e até finalizar o assunto. Antes de sair para fazer novos amigos é bom estar preparado com alguns assuntos atuais, pois esse conhecimento também demonstra inteligência e interesse pela sociedade.

  • 6. Saber lidar com o silêncio

  • Para muitos é um momento muito constrangedor que, mesmo durando alguns segundos, parecem uma eternidade. Manter a calma e buscar usar um dos outros itens acima ajudará a quebrar o desconforto.

  • Se for necessário treinar antes de entrar no campo das conversas agradáveis, os familiares e amigos próximos podem ajudar. Um espelho também pode ser bastante útil. Independente da forma como será efetuado, estar preparado e animado para fazer novos amigos já será um excelente começo para um diálogo interessante.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

6 dicas para manter uma conversa interessante

Nem sempre manter um diálogo é uma tarefa fácil. Estas dicas podem tornar a conversa muito mais agradável e produtiva.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr